Folha de S. Paulo


Título de 1951 do Palmeiras teve 'abrangência mundial', diz Fifa

O Palmeiras recebeu um comunicado da Fifa que reconhece a Copa Rio de 1951, vencida pelo clube, como primeiro título mundial de clubes da história.

O anúncio oficial do reconhecimento do título, reivindicado pelo Palmeiras desde 2006, será um dos pontos altos do banquete de aniversário do clube.

Em e-mail enviado ao portal UOL, controlado pelo Grupo Folha, que edita a Folha, a Fifa confirma o reconhecimento do título do Palmeiras.

"O Comitê Executivo da Fifa concordou com o pedido feito pela CBF de reconhecer o título de 1951 disputado entre clubes da Europa e da América como a primeira competição de abrangência mundial e que teve o Palmeiras Football Club como o vencedor", dizia o comunicado da entidade que controla a futebol no mundo (há um erro aí: o nome correto é Sociedade Esportiva Palmeiras).

Fernando Santos/Folhapress
A taça da Copa Rio na galeria do Palmeiras
A taça da Copa Rio na galeria do Palmeiras

No mesmo texto, porém, a Fifa deixa clara a diferença entre o troféu conquistado pelo Palmeiras e os títulos do Mundial de Clubes.

"No que diz respeito ao Mundial de Clubes, no entanto, a primeira edição ocorreu em 2000, e o vencedor foi o Corinthians."

A Folha apurou que a diretoria só vai se manifestar sobre o assunto próximo à data do aniversário de 100 anos, em 26 de agosto.

A Copa Rio foi organizada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) com oito clubes campeões nacionais, além de Palmeiras, como campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1951, e Vasco, campeão carioca de 1951: Sporting (Portugal), Austria Vienna, (Áustria), Nacional (Uruguai), Juventus (Itália), Estrela vermelha (Iugoslávia), e Nice (França).

INTERCONTINENTAL

Ao fazer distinção entre o torneio que organiza desde 2000 e as demais competições mundiais de clube, a Fifa equipara a conquista palmeirense à Copa Intercontinental, disputada até 2000.

O site da entidade, inclusive, lista os campeões da Copa Intercontinental, competição que começou a ser disputada em 1960, entre os campeões continentais da Europa e da América do Sul.


Endereço da página: