Folha de S. Paulo


Mano minimiza importância de Robinho e cita um novo time após 5 a 1

O clássico entre Santos e Corinthians, que será disputado neste domingo (10), na Vila Belmiro, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, ganhou um fator novo com a contratação de Robinho pelo clube da Baixada Santista.

Com a documentação já regularizada, o atacante, que foi apresentado na quinta-feira, estará disponível para a partida.

Mano, no entanto, minimizou a presença de Robinho. Fez elogios ao ex-atacante do Milan, mas preferiu exaltar as qualidades coletivas de Corinthians e Santos.

"Robinho é um fato, uma atração, mas quem vai decidir o jogo vão ser Corinthians e Santos", disse Mano.

"Para desespero dos analistas, teremos o enfrentamento das duas melhoras defesas do Brasileiro. Desespero porque pode terminar em 0 a 0. Não acredito que vá terminar assim. Não dá mais para pensar o futebol de forma individual, por mais que seja importante. Acabamos de ver uma Copa que a parte coletiva se sobressaiu com sobras", afirmou.

Se for mesmo escalado por Oswaldo de Oliveira, Robinho fará a reestreia pelo clube diante de um adversário contra o qual está invicto.

Foram sete vitórias e um empate entre 2002 e 2005 e em 2010. Isso porque não está computada a vitória por 4 a 2 no Brasileiro de 2005, anulada por causa do escândalo da Máfia do Apito (esquema de manipulação de resultado com envolvimento do árbitro Edílson Pereira de Carvalho).

A GOLEADA NA VILA

Pouco mais de seis meses após ser goleado pelo Santos por 5 a 1 na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista 2014, o Corinthians se prepara para reencontrar o algoz e o palco da goleada pela primeira vez.

O sentimento dentro do Corinthians não é de vingança. A avaliação é que o jogo anterior representou um divisor de águas no clube e deu início, de fato, a era Mano Menezes.

O clube alvinegro acelerou o processo de renovação do time, com a chegada dos meias Jadson e Petros, e se desfez de algumas caras conhecidas, como os atacantes Emerson e Pato.

O time não foi finalista no Paulista, mas faz campanha segura no Campeonato Brasileiro, quarto colocado, e na Copa do Brasil, classificado às oitavas de final.

"Quando terminou o jogo do 5 a 1, eu disse que seria um divisor de águas. O Corinthians passou a ser outro, as alterações foram significativas e a mudança é visível", avaliou Mano.

Ancorado nesse pensamento, o treinador corintiano crê que não precisa promover o jogo como uma vingança pelo 5 a 1 ou provar o que mudou.

"Não precisamos ir à Vila para provar que as coisas mudaram. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de futebol nota que as coisas mudaram. O fato de perdemos ou ganharmos o clássico não vai dar um veredicto final sobre esse período", analisou.

"A equipe do Santos mudou peças importantes desde o último jogo. Não tinha Damião, Robinho, mas tinha Cícero. Todo mundo, do lado de lá, vai querer lembrar o 5 a 1. Nós, eu pelo menos, vou querer lembrar o 3 a 1 de 2009 [final do Paulista]", disse o treinador.

Robson Ventura-1º.jun.2014/Folhapress
O técnico Mano Menezes durante uma partida do Corinthians no Itaquerão
O técnico Mano Menezes durante uma partida do Corinthians no Itaquerão

Endereço da página: