Folha de S. Paulo


CBF vai fixar limite de 65 partidas anuais por atleta

A CBF vai limitar em 65 o número de partidas por atleta na próxima temporada. O estabelecimento da quantidade de jogos em 2015 é uma reivindicação do movimento Bom Senso F.C. No ano passado, jogadores da primeira divisão nacional ameaçaram entrar em greve por causa da maratona de jogos.

A conta vale apenas para as partidas disputadas nas competições organizadas no país. Nesta quarta-feira (6), a CBF anunciou o calendário da temporada de 2015.

Se um clube participar de todos os jogos do Estadual, da Copa do Brasil e do Brasileiro no próximo ano, vai terminar a temporada com 78 partidas, 13 a mais que o limite por atleta estipulado pela confederação.

Inicialmente, a Libertadores (16 jogos) e a Sul-Americana (10) não estão na conta.

Editoria de arte/Folhapress

A quantidade de jogos por ano deverá ser regulamentada por uma resolução de diretoria. A tendência é que seja incluída no regulamento geral das competições.

Caso o limite seja desrespeitado, o time ficará sujeito a sofrer uma infração disciplinar no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Em 2013, o meia Cícero entrou em campo 66 vezes pelo Santos em competições organizadas no país–na nova regulamentação, teria de ter feito uma partida a menos. O time da Vila Belmiro foi o paulista que mais jogou nesse critério no ano passado, 69 partidas.

A CBF optou por limitar o período de jogos por atleta para não prejudicar os clubes, que vão poder disputar todas as competições.

PREPARAÇÃO MAIOR

Ao anunciar nesta quarta (6) o calendário do próximo ano, a CBF informou que os jogadores terão uma pré-temporada de 25 dias.

O anunciou foi feito pelo Departamento de Competições da entidade. O período de férias de 30 dias vai terminar em 6 de janeiro de 2015.

Pelo documento divulgado pela CBF, os Estaduais vão começar a partir do dia 1º de fevereiro e terão, no máximo, 19 datas –o Paulista já foi assim em 2014.

Já no Nordeste, serão 12 datas para os estaduais por conta da disputa da Copa do Nordeste. No caso da região Norte/Centro-Oeste, serão 15 datas estaduais graças à realização da Copa Verde.

A CBF também vai proibir os times de realizarem excursões ao exterior durante o Brasileiro. No ano passado, Santos e São Paulo foram liberados para disputar amistosos na Europa. Em um desses, os santistas foram goleados pelo Barcelona por 8 a 0.

Além de desgastar os atletas, a saída dos dois clubes do país tumultuou a tabela do principal torneio nacional.

As eliminatórias da Copa ganharam destaque no calendário de 2015. O Brasileiro vai parar no dia dos quatro jogos da seleção durante a disputa de uma das vagas para o Mundial da Rússia.

A Copa América, do Chile, não terá o mesmo protagonismo. O campeonato nacional continuará durante o torneio sul-americano.

Contando o tempo de preparação para a competição sul-americana, os clubes que tiverem atletas convocados ficarão desfalcados em sete rodadas da Série A.

O Bom Senso não se pronunciou sobre o calendário.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: