Folha de S. Paulo


Ainda sem Felipão, Grêmio perde de virada para o Vitória

Sob o comando do técnico interino André Jardine, o Grêmio até parecia que alcançaria sua segunda vitória em sete jogos do Campeonato Brasileiro. Mas o time não resistiu ao Vitória e perdeu de virada por 2 a 1, na noite deste sábado (2), no Barradão em Salvador.

Os adversários fizeram um jogo onde cada time foi melhor em um tempo.

No começo, o time gaúcho abriu o placar com Barcos e teve chances para ampliar. Porém cedeu a pressão da equipe baiana e levou dois gols de Caio –o segundo em um pênalti polêmico. E assim, à espera da estreia do técnico Luiz Felipe Scolari, que assistiu o duelo pela televisão, perdeu.

Para o Vitória o resultado é importantíssimo. O time do técnico Jorginho chegou aos 14 pontos, na 13ª colocação, conquistou o primeiro triunfo no Barradão em 2014. Já o Grêmio acumula a segunda derrota consecutiva e continua parado nos 19 pontos, no décimo lugar.

O time gaúcho acumulou apenas uma vitória nos últimos sete jogos do Brasileiro, com três empates e três derrotas.

O atacante Barcos, criticado pelos torcedores, até chegou a três gols nas últimas duas partidas, mas a irregularidade do Grêmio custou caro. Melhor e bem superior até o intervalo, o time parou na etapa final e assistiu o Vitória insistir. Teve erros defensivos e falta de pontaria.

GOLS POLÊMICOS

O Vitória tentou impor velocidade no começo do jogo, com Caio e Marcinho, mas o Grêmio respondeu com Dudu e Giuliano. Melhor para a dupla do Grêmio –respaldada por Riveros e Edinho. Foi de Dudu o toque por cima da zaga para Barcos dominar e chutar, sem deixar a bola cair. A finalização aos 11 min abriu o placar e mudou o jogo.

No lance, Barcos deu a impressão ter tocado o braço na bola.

A vantagem deu moral ao Grêmio e abalou o Vitória, que passou a errar mais tanto na defesa quanto no ataque. A melhor chance dos donos da casa em todo o primeiro tempo foi com Luis Aguiar. Ele chutou da entrada da área e Marcelo Grohe defendeu com o antebraço. Alemão caiu dentro da área após dividida com Pedro Geromel e o time baiano pediu pênalti, mas não levou.

Até o intervalo, o Grêmio teve outras duas oportunidades vivas para marcar. Outra vez com Barcos, que recebeu um lançamento longo e preciso de Dudu, cortou para o meio e chutou buscando uma bola colocada. E mais tarde com Breno, seguro na marcação e que se arrisco a finalizar cruzado aos 43 min.

No segundo tempo o Vitória se soltou mais para o ataque e inverteu o cenário.

O Grêmio, em vantagem, parecia desleixado e não ficou impune. Logo com 1 minuto Caio assustou ao cruzar da direita e acertar a trave, visivelmente sem querer. A resposta da equipe gaúcha saiu com Luan, que chutou por cima. E no lance seguinte, fazendo valer a máxima de quem não faz o gol acabando levando, os donos da casa empataram.

Caio ganhou de Geromel no ar e desviou de cabeça, vencendo um Marcelo Grohe imóvel: 1 a 1. O gol também foi polêmico. Os gremistas reclamaram de uma suposta falta de Caio em Geromel.

O Grêmio tentou reagir, porém não conseguiu. E, aos 31 min, foi punido. Dinei se chocou com Edinho e caiu na área. Pênalti marcado. Caio cobrou no canto esquerdo, Grohe espalmou para o meio da área e o camisa 7 só empurrou para o gol.


Endereço da página: