Folha de S. Paulo


Itaquerão recebe seu 1º jogo às 22h

Após nove jogos em que o acesso ao Itaquerão pelo serviço de trem e metrô foi bem avaliado, o estádio terá nesta quarta-feira (23) seu primeiro teste às 22h, com o jogo Corinthians x Bahia, pela terceira fase da Copa do Brasil.

O horário pode ser um complicador para os torcedores que dependem do transporte público na capital.

O confronto deve ser finalizado por volta de 23h50. O serviço de trem e metrô na região funcionará até 0h19. Já a SPTrans, responsável pelo serviço de ônibus, reforçou a linha 4310/10, que opera entre a Estação Itaquera e o Parque Dom Pedro 2º, no centro de São Paulo.

A SPTrans informa que a linha com direção a região central será reforçada com 17 saídas depois das 23h45 (normalmente são apenas duas).

O Itaquerão fica entre o Terminal Corinthians-Itaquera (ônibus, trem e metrô) e a estação Artur Alvim (metrô). Durante os jogos da Copa, o trajeto do estádio até qualquer uma dessas estações chegou a demorar até 30 minutos.

A preocupação com os torcedores motivou o Corinthians a solicitar a prorrogação no horário de funcionamento ao Metrô/CPTM. Mas o pedido não foi atendido.

Segundo o Metrô, o horário não mudou porque, na avaliação da empresa, o tempo é suficiente para os torcedores deixarem o Itaquerão e chegarem até as estações.

Outro motivo é que, se o horário da operação for alterado, comprometerá o trabalho de manutenção das linhas e estações, que começa à 1h de quinta-feira.

"A avaliação do Metrô parece correta. O escoamento da arena é rápido, atende às exigências de Corpo de Bombeiros e à legislação. É possível chegar às estações a tempo", disse o capitão do Corpo de Bombeiros de São Paulo Marcos Palumbo à Folha.

"Uma preocupação é o pânico que pode ocorrer entre o público para chegar mais rápido aos terminais. Isso requer atenção até para os próximos jogos", completou.

Por causa da preocupação com o horário, o Corinthians vai repetir um procedimento comum no Pacaembu. Vai usar o sistema de som da arena para informar aos torcedores o horário de funcionamento do transporte público.

No Pacaembu, quando o time atuava às 22h, também havia essa preocupação, mas o problema era amenizado pelo fato de o estádio estar localizado na região central.

Durante a Copa do Mundo, o Itaquerão recebeu seis jogos e, em todos, o transporte público foi bem avaliado.

A recomendação do COL (Comitê Organizador Local) e da Fifa, inclusive, era para que os torcedores utilizassem trem ou metrô. Os jogos em São Paulo foram às 13h, às 16h e às 17h –nenhum às 22h.

Nos três jogos do clube em Itaquera –dois em um domingo e outro numa quarta, às 19h–, o transporte sobre trilhos foi bem avaliado.


Endereço da página:

Links no texto: