Folha de S. Paulo


Dilma diz estar 'estarrecida' com situação de clubes, afirma Bom Senso

Crítica da gestão da CBF e das declarações dos dirigentes da Fifa sobre a Copa do Mundo no Brasil, a presidente Dilma Rousseff recebeu nesta segunda-feira (26) no Palácio do Planalto membros do movimento Bom Senso F.C..

O grupo de jogadores levou à presidente suas principais reivindicações, sobretudo relativas ao atraso de salários nos clubes e ao calendário do futebol brasileiro. Disseram então ter ouvido dela estar "estarrecida com a falta de compromisso" dos clubes brasileiros com a falta de pagamento.

"Uma das coisas que foram palavras da presidenta é de que ela está estarrecida com a falta de compromisso dos clubes brasileiros. A presidente não imaginava que existisse no Brasil, o país do futebol, tantos clubes com salários atrasados", relatou Ruy Cabeção, do Operário.

Também participaram da audiência em Brasília os jogadores Alex (Coritiba), Cris (sem clube), Gilberto Silva (sem clube), Juan (Internacional), Marcinho (Ituano), Dida (Internacional), Osmar (Red Bull Brasil), Ricardo Berna (Náutico) e Gasparino (sem clube). O encontro foi mediado pelo ministro Aldo Rebelo (Esporte) e pelo secretário nacional do Futebol, Antônio Nascimento, e também teve a participação do diretor executivo do Bom Senso F.C., Ricardo Martins.

Foram estabelecidas durante a reunião três diretrizes de trabalho para os próximos meses: fortalecimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte (que estabelece punições a clubes, como rebaixamento, caso não prestem contas das dívidas das entidades), a regulamentação da participação de atletas nas assembleias gerais das entidades e a criação de um grupo de trabalho para criar o Plano Nacional de Desenvolvimento do Futebol.

Pedro Ladeira/Folhapress
Atletas do Bom Senso FC são recebidos pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília.
Atletas do Bom Senso FC são recebidos pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

Segundo Nascimento, a lei que trata das dívidas dos clubes poderá assegurar o pagamento em dia do salário dos jogadores, sob pena de punição das entidades esportivas contempladas.

Já o grupo de trabalho, cujos objetivos serão concluídos a médio prazo, seria composto, além de membros do Bom Senso, de representantes das entidades regionais e da CBF, além do governo federal, por meio do Ministério do Esporte e possivelmente o Ministério do Trabalho.


Endereço da página: