Folha de S. Paulo


Pilotos e dirigentes da F-1 prestam homenagem a Jack Brabham

Steve Holland/Associated Press
O ex-piloto Jack Brabham, que morreu aos 88 anos
O ex-piloto Jack Brabham, que morreu aos 88 anos

Na semana que antecede o GP de Mônaco de F-1, a categoria prestou homenagens nesta segunda-feira (19) ao tricampeão mundial Jack Brabham, que morreu aos 88 anos em sua casa, em Gold Coast, na Austrália.

"A palavra 'lenda' é usada para descrever atletas bem-sucedidos, mas geralmente seu status é um pouco exagerado. No caso de Sir Jack Brabham, ela é totalmente justificada. Três vezes campeão do mundo, é o único piloto de F-1 a ser campeão com um carro que levava seu nome. Um feito único que jamais será igualado", afirmou Ron Dennis, CEO da McLaren.

"Em nome de minha equipe gostaria de homenagear um dos nomes mais ilustres da história do automobilismo", completou o dirigente.

Único piloto australiano no grid da F-1 atual, Daniel Ricciardo, também lamentou a morte de seu compatriota.

"Fiquei triste ao saber de Sir Jack Brabham. Um grande australiano que inspirou muitos outros a ir atrás de seus sonhos", afirmou o piloto da Red Bull.

Já Lewis Hamilton, que passou o final de semana em Barbados com a família, usou o Twitter para lamentar.

"Descanse em paz Sir Jack Brabham. Um piloto e um homem sensacional", escreveu o piloto da McLaren.

Brabham é o único piloto da história da F-1 a ter sido campeão do mundo pilotando um carro desenhado e produzido por ele mesmo.

O feito, jamais igualado, foi conquistado em 1966, ano em que tornou-se tricampeão.

Seus outros dois títulos foram vencidos nos Mundiais de 1959, quando o australiano empurrou seu carro até a linha de chegada após ficar sem combustível na última volta do GP dos EUA, em Sebring, e no campeonato de 1960.

Brabham tornou-se um dos nomes mais importantes da história da F-1 não apenas por ter conquistado três títulos mundiais mas também por suas habilidades como engenheiro e homem de negócios.

O ex-piloto foi também o primeiro campeão do mundo australiano. Depois dele, apenas Alan Jones, com um título, conseguiu dar à Austrália um campeonato.


Endereço da página:

Links no texto: