Folha de S. Paulo


Pilotos e milhares de fãs prestam homenagem a Senna em Imola

Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Gerhard Berger, entre outros pilotos e ex-pilotos, se juntaram a milhares de fãs no início da tarde desta quinta-feira na curva Tamburello, no autódromo de Imola, para prestar homenagem a Ayrton Senna, morto há exatos 20 anos após um acidente no local.

De acordo com a organização do "Tributo a Ayrton Senna", entre 15 mil e 20 mil pessoas estiveram no circuito italiano para o primeiro dos quatro dias de eventos programados para homenagear o piloto brasileiro.

Por volta das 13h30 (horário local), os portões que dão acesso à pista foram abertos e os milhares de torcedores começaram a caminhar em direção à Tamburello atrás de uma banda, que tocava o hino brasileiro, o italiano, entre outras marchas.

A poucos metros de onde o Williams de Senna sofreu o impacto no muro, hoje enfeitado com bandeiras do Brasil e flores, um palco foi montado para as homenagens. Perto das 14h, Berger, companheiro do brasileiro na McLaren, abriu os discursos.

"Sei que hoje é um dia triste, mas fico feliz de tanta gente estar aqui para homenagear meu grande amigo e por termos conseguido transformar este evento em uma comemoração e um momento feliz para lembrá-lo", afirmou o austríaco.

Depois dele, Alonso subiu ao palco e foi ovacionado pelos fãs. "Sempre fui fã de Ayrton, tinha um poster dele no meu quarto e fico feliz em estar aqui hoje para prestar minha homenagem a ele", disse o ferrarista, em italiano.

Raikkonen tomou a palavra na sequência e também elogiou Senna.

"Dizer que ele era um dos grandes não é novidade, mas temos que agradecer por tudo o que ele fez pelo esporte", afirmou o piloto finlandês.

Quando o relógio apontou 14h17, um minuto de silêncio foi observado, seguido por uma longa salva de palmas e depois gritos de "ole, ole, ole, Senna, Senna".

Pierlugi Martini, Andrea de Cesaris, Riccardo Patrese, Luca Badoer e Jarno Trulli, entre outros também fizeram suas homenagens a Senna.

Todos eles autografaram um cartaz que foi colocado atrás do palco e que mais tarde foi liberado para que os torcedores também pudessem assinar o cartaz.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: