Folha de S. Paulo


Veja o que foi dito sobre Senna hoje e há 20 anos

Confira abaixo frases atuais sobre Ayrton Senna e o que foi dito na época do acidente que o matou.

*

FRASES ATUAIS

"Cinco dias depois [do acidente] eu estava de volta no carro com uma dúvida. Com medo de ter medo. Estava com medo de sentar no carro e sentir uma coisa diferente"
Rubens Barrichello, 41, ex-piloto da F-1

Márcia Ribeiro/Folhapress
Rubens Barrichello
Rubens Barrichello

"Passados 20 anos, o legado que o Ayrton nos deixou é enorme. [...] O Ayrton faz em morte tudo aquilo que ele gostaria de fazer em vida. Toda a ajuda que ele dá com o Instituto, que a Viviane carrega, essa coisa bonita que o Ayrton deixou, é muito grande"
Rubens Barrichello, 41, ex-piloto da F-1

-

"O Senna foi uma imagem incrível para o Brasil, claro que não só ele, como os outros também. Lembro bem do dia em que ele morreu. Eu estava em Botucatu, estava vendo a corrida e na verdade na hora não foi um impacto tão grande quando ele bateu porque ele mexeu a cabeça e a batida não parecia assim... 'ferrou'. Não impressionou tanto. Mas aí não saía mais da TV e a notícia foi vindo aos poucos. Aí foi um choque, parecia que a gente tinha perdido um pedaço do nosso Brasil. Chorei por uma semana, em casa, na escola"
Felipe Massa, 33, piloto da Williams

-

"Eu só tinha sete anos quando Senna morreu, mas é um daqueles eventos que acontecem na sua vida que você se lembra exatamente onde estava e o que estava fazendo. Eu estava vendo TV com meu pai e claro que com aquela idade você não entende muito bem o que está acontecendo, mas pela reação dele vi que era algo sério. Para mim, quando eu estava crescendo, Michael [Schumacher] era o cara em quem eu me espelhava na verdade, não só porque ele era alemão mas porque correndo de kart eu tive a chance de o conhecer muito cedo. Mas Senna sempre foi uma inspiração e é uma pena que ele tenha morrido tão cedo e não esteja mais conosco"
Sebastian Vettel, 26, piloto da Red Bull

-

Srdjan Suki/Efe
Lewis Hamilton
Lewis Hamilton

"Quando eu era pequeno eu tinha todos os livros, todos os vídeos, tudo que tivesse o Senna. Ele era o piloto que eu mais admirava, mesmo antes de começar a correr. Ele me inspirou a tentar sempre ser um piloto melhor e claro, no dia que ele morreu foi muito difícil para mim. Foi difícil para mim mostrar minhas emoções diante da minha família, então fui para um lugar escondido. Foram alguns dias muito difíceis para mim... meu herói tinha morrido"
Lewis Hamilton, 29, piloto da Mercedes

-

"Lembro algumas de suas corridas porque naquela época não tínhamos cobertura da F-1 na TV na Espanha, então lembro de ver algumas coisas no noticiário. Lembro que ia para a escola e no meu caderno eu não tinha fotos de meninas, era muito novo para isso, mas tinha uma foto do Ayrton. No meu quarto também, tinha um poster enorme com uma foto dele e mesmo meus primeiros karts eram pintados da cor da McLaren do Ayrton, já que meu pai também era fã dele."
Fernando Alonso, 32, piloto da Ferrari

-

"Eu tinha 14 anos quando Senna morreu, ainda era jovem, mas eu já estava correndo de kart naquele final de semana na Itália. Eu tinha acabado de começar a correr, então para mim foi um grande choque. Basicamente nossa corrida de kart acabou no minuto em que ficamos sabendo o que tinha acontecido em Imola"
Jenson Button, 34, piloto da McLaren

-

"Não tenho muitas recordações daquele domingo, eu estava apenas tendo meus primeiros contatos com o automobilismo. Mas obviamente tendo ouvido muitas histórias sobre Senna e tendo visto documentários dá para perceber que ele era um cara muito apaixonado pelo esporte, por correr e estava sempre muito perto do limite"
Nico Hulkenberg, 26, piloto da Force India

-

"A morte de Senna foi um momento muito triste para o mundo da F-1. Eu estava ainda na escola naquela época e mesmo que eu não me lembre muito sobre ele, já que eu era muito novo, aquele dia dia ficou marcado na minha memória. Senna era um grande piloto e uma referência para muitos que vieram depois dele"
Kimi Raikkonen, 34, piloto da Ferrari

-

"Acho que era o primeiro ou segundo ano que eu estava assistindo à F-1, e obviamente naquela época o grande duelo era Prost e Senna. Lembro o domingo que Senna morreu. Eu estava vendo a corrida com meu pai e não entendi direito o que tinha acontecido, porque a corrida havia sido parada e porque demorava tanto tempo. Aí é claro percebi anos mais tarde a importância dele para o esporte. Eu comecei a ver F-1 quando ele estava brigando com Alain... foi uma grande época e eles eram dois pilotos fantásticos"
Romain Grosjean, 28, piloto da Lotus

-

"Sem dúvida Ayrton era uma pessoa incrível, não só como piloto. Infelizmente, foi tudo muito curto. Adoraria ter trabalhado com ele mais tempo e o ter conhecido melhor. Sinto que era uma relação que duraria por anos. O sentimento é que foi um desperdício, mais do que qualquer coisa, é tudo que posso dizer"
Adrian Newey, projetista da Red Bull e que trabalhava na Williams quando Senna morreu

-

"Ayrton era especial porque ele tinha bons valores, era um homem de princípios. Lembro do dia da corrida em Suzuka, em que ele e Prost bateram, ele voltou para os boxes e falei para ele: 'Estou muito decepcionado com você'. Ele entendeu e não precisei dizer mais nada. Este foi um dos raros momentos de fraqueza que ele teve. Não acho que ele tenha ficado muito orgulhoso do que fez. Não foi um grande momento em sua vida, mas ele teve muito poucos como este pois ele era um homem de princípios"
Ron Dennis, chefe da McLaren e um dos responsáveis pela ida do piloto para a equipe

-

"Foi difícil ver falecer a pessoa que salvou a minha vida. Eu me senti horrível. Não queria dirigir mais. Fui convencido pela equipe a ficar até o fim da temporada. Mas depois parei com a F-1"
Eric Comas, ex-piloto de F-1 que teve sua vida salva por Ayrton Senna, em entrevista ao UOL

*

FRASES LOGO APÓS O ACIDENTE

"O Senna para mim era um ídolo e um amigo. São as duas coisas mais significativas para mim. Uma pessoa que rompeu todas as barreiras"
Rubens Barrichello, então piloto da Jordan

-

"A minha vontade era mandar o Christian pegar um avião e voltar imediatamente ao Brasil. Estou abalado. Esse é um esporte muito desgraçado, que infelizmente a gente adora"
Wilson Fittipaldi Jr., pai de Christian Fittipaldi, então piloto de F-1

-

"Quando um carro anda a mais de 300 km/h, teria que ter área de escape em todos os locais com mais de cem metros, com caixa de brita, com tela. Isso é inviável de ser feito"
Nelson Piquet, ex-piloto de F-1

-

"O pesadelo de Ímola é a demonstração da irresponsabilidade que reina hoje na F-1"
Alan Prost, ex-piloto de F-1 e um dos maiores rivais de Senna

-

Ian Hodgeson/Reuters
Alain Prost
Alain Prost

"Senna dedicava ao automobilismo 100% de sua vida. Talvez 110%. Eu nunca fui tão longe, talvez tenha dedicado 85% ou 90%"
Alan Prost, ex-piloto de F-1 e um dos maiores rivais de Senna

"Há quem diga que isso faz parte do esporte. Eu considero que isso é um escândalo. É certo que a F-1 é um esporte perigoso e sempre será, mas isso não quer dizer que não se pode fazer nada para diminuir o perigo"
Alan Prost, ex-piloto de F-1 e um dos maiores rivais de Senna

-

"O que temos a fazer é aprender com esse acidente, que causou a morte do Senna. Talvez agora os pilotos comecem a pensar sobre limitar a velocidade"
Michael Schumacher, então piloto da Benetton

-

"Esse foi e será o mais horrível fim de semana do nosso esporte por muito tempo"
Eddie Jordan, fundador da equipe Jordan

-

"Estou em total estado de choque. Ayrton e eu fizemos algumas das maiores corridas da história e é impossível verbalizar o que essa perda significa"
Nigel Mansell, ex-piloto de F-1

-

"Senna era o melhor piloto que já existiu. A F-1 é um esporte muito perigoso e devemos nos perguntar se tudo isso tem sentido. Para mim não tem, sobretudo quando dois pilotos morrem num mesmo fim de semana"
Niki Lauda, ex-piloto de F-1

Editoria de Arte/Folhapress
Senna na Fórmula 1 VALE ESTE

Endereço da página: