Folha de S. Paulo


Sem providências contra racismo, vão excluir o preto do futebol, diz Coutinho

O ex-atacante Coutinho, 70, cobra providências contra as manifestações racistas no futebol. "Se não, vão excluir o preto do jogo", afirmou.

"Por enquanto, quem fez o melhor foi o Daniel Alves. Ele não se queixou para ninguém, não foi procurar a polícia", avaliou. "Tem que passar por cima", disse na manhã desta terça-feira, no lançamento de um documentário do National Geographic Channel sobre a seleção, em São Paulo.

Domingo, o lateral direito brasileiro Daniel Alves, do Barcelona, comeu uma banana jogada no gramado por um torcedor do Villarreal, em partida do Campeonato Espanhol.

Coutinho, campeão mundial com o Santos em 1962 e 1963 e com a seleção brasileira em 1962, disse que também tomaria esta atitude.

"Nunca presenciei isso, mas acredito que sempre teve [ato racista]", afirmou o ex-parceiro de ataque de Pelé.

Ele defende que os dirigentes tomem providências para combater o problema. "Não dá para pegar quem faz isso. Era bom se pegasse e desse um castigo para não ter mais isso. Vamos ver lá fora [do país, se fazem algo]", opinou.

O Villarreal informou ter identificado e punido o torcedor que atirou a banana a campo.

Depois do episódio com Daniel Alves, Neymar iniciou uma campanha na internet contra o racismo.

"Não sei, não estou sabendo de nada disso. Pelo menos foi uma coisa útil [de Neymar]. Sem driblar muito", disse Coutinho, habitual crítico do atacante.

Rafael Valente - 15.out..2013/Folhapress
O ex-atacante Coutinho posa com camisa do Santos
O ex-atacante Coutinho posa com camisa do Santos

Endereço da página:

Links no texto: