Folha de S. Paulo


Finalista na Superliga, Suelen inspira crianças acima do peso a jogar vôlei

"Você pode contar uma história para a Suelen?", perguntou o torcedor, após treino do Sesi, ao perceber que a líbero posava para a Folha.

"É que na semifinal contra o Osasco, uma garota, gordinha, sentou atrás de mim e comentou com a amiga que só tinha ido ao jogo por causa da Suelen. Diga isso a ela, acho que vai ficar feliz", pediu Luiz, um senhor que vestia a camisa do time paulista.

Suelen Pinto, 26, ouviu e gostou. Sorridente, ela não se mostrou incomodada. Afinal, os números jogam a favor.

A jogadora tem a melhor recepção entre as finalistas da Superliga, segundo a Confederação Brasileira de Vôlei.

Desempenho no fundo de quadra que ajudou a equipe paulistana a chegar à decisão contra o Rio, amanhã, às 10h, no Maracanãzinho, como a mais eficiente no quesito.

"Já tenho quatro terceiros lugares, já deu. Tinha passado o tempo de fazer uma final", diz, rindo, a atleta que está em sua primeira temporada vestindo a camisa 4 do Sesi, depois de atuar pelo Campinas, do técnico José Roberto Guimarães, que a levou para a seleção em 2013.

Outros números, porém, já incomodaram Suelen. Com 1,70 m e 89 kg, ela é considerada obesa segundo o IMC (índice de massa corporal).

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
A líbero Suelen chega à primeira final de Superliga como destaque na recepção
A líbero Suelen chega à primeira final de Superliga como destaque na recepção

"É uma cobrança muito grande, mas normal. Todos são cobrados. Todo mundo vê a gente, aí fala o que quer".

Por outro lado, aos 26 anos, ela diz que o desempenho em quadra também serve de inspiração para as mais jovens.

"O ponto positivo é que sempre que vamos em uma escola ou algo assim, vem uma criança que está acima do peso e me diz: 'Quero jogar igual a você' ou 'você mostrou que podemos jogar, não são só as magrelas e as altas'", conta a mineira.

Suelen diz que tenta perder peso, principalmente para evitar lesões. Mas afirma que reações deste tipo, que ouve das crianças, a deixam "muito mais feliz".

"Não tenho o biótipo certo? Não. Mas mostro que não se pode desistir", afirma.

FORÇA
O técnico Talmo de Oliveira, do Sesi, lembra que nos testes físicos a líbero se destaca como a jogadora com o quadríceps (musculatura das coxas) mais forte do time.

"Em todo time, diziam que ela tinha que emagrecer 10, 15 kg. Aqui eu disse que não queríamos isso. Quem me garante que, com 20 kg a menos, ela teria o mesmo rendimento? Não sei", diz Talmo.

A avaliação isocinética mede o equilíbrio nos músculos de pernas e braços de atletas. E Suelen liderou os testes no clube durante a temporada.

"A gente sabe que tem um sobrepeso, então temos que deixar o corpo dela forte. Ela tem a perna mais forte e o tempo de reação mais rápido do time", analisa o técnico.

Para Suelen, o bom desempenho na recepção e na defesa devem-se a "posicionamento, leitura de jogo e, mais de 50%, à força das pernas".

E esses números, sim, estão a favor de Suelen.


Endereço da página: