Folha de S. Paulo


Ex-técnico do Barcelona, Tito Vilanova morre aos 45 anos

O ex-técnico do Barcelona Tito Vilanova morreu nesta sexta-feira, aos 45 anos, na Espanha, vítima de câncer.

Vilanova havia sido internado com urgência na quinta após complicações gástricas, decorrentes de um câncer na glândula parótida, doença que ele enfrentava desde 2011.

"O Barcelona expressa o mais sentido pesar à família e divide esses momentos de dor ao lado dos sócios, torcedores do Barcelona e todo o mundo do futebol e do esporte", diz o clube espanhol em seu site oficial.

A primeira intervenção cirúrgica sofrida por Tito aconteceu em novembro de 2011, quando retirou um tumor na glândula parótida. Nesta época, ele ainda era auxiliar-técnico de Josep Guardiola.

Na metade de 2012, Tito assumiu o comando do Barcelona ao substituir o próprio Guardiola, que deixou o time espanhol. Em dezembro do mesmo ano, passou por uma nova cirurgia para a retirada do tumor onde se produz a saliva.

O treinador viajou então para Nova York, nos Estados Unidos, para se recuperar, e foi substituído por Jordi Roura. Só voltou ao banco de reservas da equipe em abril de 2013. Em julho, deixou o clube por causa do tratamento.

Christof Stache-23.abr.2013/AFP
O ex-técnico Tito Vilanova durante um treino do Barcelona
O ex-técnico Tito Vilanova durante um treino do Barcelona

Endereço da página: