Folha de S. Paulo


Manchester United anuncia demissão do treinador David Moyes

A direção do Manchester United anunciou nesta terça-feira a demissão do treinador David Moyes, dez meses depois de contratá-lo para substituir Alex Ferguson, que havia ficado 26 anos à frente do clube.

Moyes vinha sendo pressionado a deixar o cargo em razão da péssima campanha do Manchester na Premier League –o time está na sétima posição e distante da zona de classificação para a Liga dos Campeões e pela primeira vez em quase 20 anos deve ficar de fora do torneio europeu.

A pontuação do Manchester nesta temporada é considerada a pior do clube na história da Premier League. Em comunicado, o Manchester disse que agradece o "duro trabalho, a honestidade e a integridade" de Moyes.

A queda dele tem um significado relevante para o futebol inglês por ter sido o primeiro treinador após a era de "Sir Ferguson", que se aposentou em 2013 depois de 26 anos à frente do time. Ex-treinador do Everton, Moyes havia assinado um contrato de seis anos. Foi o próprio Ferguson quem havia o indicado como sucessor.

O jogador galês Ryan Giggs assumirá o cargo de técnico de modo interino, confirmou o clube. O canhoto de 40 anos, único sobrevivente da geração dourada de Neville, Paul Scholes e David Beckham, com 962 partidas disputadas pelo United, entrou em campo em 21 jogos na atual temporada.

O holandês Louis van Gaal e Jürgen Klopp, treinador do Borussia Dortmund, são os mais cotados para substituí-lo.

Darren Staples/Reuters
David Moyes reclama durante vitória do Manchester United sobre o West Bromwich, pelo Inglês
David Moyes reclama durante vitória do Manchester United sobre o West Bromwich, pelo Inglês

Endereço da página: