Folha de S. Paulo


Ituano usou vídeo no estilo 'Tropa de Elite' para motivar jogadores na final

O vídeo motivacional exibido pela comissão técnica para os jogadores do Ituano, antes da final do Campeonato Paulista, vencida pelo clube no domingo, está disponível no YouTube desde a tarde de ontem.

A peça traz um narrador com estilo bem semelhante ao do personagem Capitão Nascimento, do filme "Tropa de Elite", de 2007, em tom desafiador e ríspido. O texto é acompanhado por uma música de fundo instrumental, semelhante às trilhas compostas para filmes épicos como "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

Veja vídeo

O foco principal do roteiro é um suposto menosprezo de jogadores do Santos e jornalistas em relação à vitória do Ituano, por 1 a 0, no primeiro jogo da final.

"Esse vídeo nos motivou. Cada jogador reage de um jeito, no meu caso deu mais motivação", afirmou o volante Paulinho à Folha.

O narrador fala também que a partida de domingo "é uma guerra" e conclama os jogadores a jogar "como se fosse a última chance da vida" e a "cuspir sangue".

Imagens da primeira partida são editadas com declarações de jornalistas afirmando que o resultado do jogo de ida foi uma zebra, bem como declarações do meia Cícero e do técnico Oswaldo Oliveira dizendo que a derrota se deveu a um dia ruim da equipe alvinegra.

Uma cartela com a frase "Quem sou eu?", gritada pelo narrador, é exibida sete vezes ao longo do vídeo.

O filme, de pouco menos de cinco minutos, se encerra com imagens da reunião de jogadores no túnel do Pacaembu e as frases "Vamos parar por aqui?" e "Faltam só 90 minutos", antes de uma imagem do escudo do Ituano.


Endereço da página:

Links no texto: