Folha de S. Paulo


Del Nero exalta novo formato do Campeonato Paulista

O Campeonato Paulista de 2014 mal havia terminado, o Ituano nem sequer havia recebido a taça de campeão após superar o Santos, mas o presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero, já exaltava o formato da competição.

O cartola disse neste domingo que a competição agradou. "Vamos manter o mesmo formato. Parece que todos gostaram dessa fórmula de disputa", disse o dirigente, no gramado do Pacaembu.

O torneio teve os mesmos 20 participantes dos últimos anos, mas os clubes foram divididos em quatro grupos, com cinco integrantes cada um. A primeira fase teve 15 jogos. Depois quartas e semifinal foram disputadas em partida única e a final foi feita em dois jogos no Pacaembu.

E, diferentemente do que disse o presidente, houve críticas. Uma delas foi do técnico Oswaldo de Oliveira, vice-campeão pelo Santos.

"Terminamos sete pontos à frente do Ituano [na verdade, foram oito ao final da primeira fase] e sem ter a vantagem do empate. Ao meu ver, esse regulamento não afere a melhor equipe do campeonato", disse o treinador santista após o jogo.

O Santos liderou a primeira fase com 36 pontos, enquanto o Ituano teve 28. Somando os jogos finais, o time da Vila Belmiro chegou a 45 pontos, enquanto o rival teve 35.

Outra critica partiu do Corinthians, eliminado ainda na fase de grupos. Botafogo e Ituano foram os classificados na chave do Corinthians.

"Podíamos até terminar o campeonato com a sexta melhor campanha no geral e mesmo assim fora da fase final em que oito se classificam. É óbvio que a fórmula é ruim", disse o treinador Mano Menezes, logo após a eliminação corintiana, em 16 de março.


Endereço da página:

Links no texto: