Folha de S. Paulo


Santos joga por hegemonia pós-era Pelé

São 90 minutos que, para o Santos, valem mais do que simplesmente um título.

Se derrotar o Ituano hoje, às 16h, no Pacaembu e for campeã estadual, a equipe terá a segunda maior hegemonia da história do Campeonato Paulista na era do profissionalismo no futebol brasileiro, iniciada em 1933.

Depois de perder a primeira partida, o Santos precisa vencer por dois gols de diferença para ficar com o título no tempo normal. Ganhar pela vantagem mínima leva a decisão para os pênaltis. O Ituano joga pelo empate.

Se ficar com o título, o Santos terá conquistado seis troféus estaduais nos últimos dez anos. Já foi campeão em 2006, 2007, 2010, 2011 e 2012. Ainda foi vice em 2009 e 2013.

Perderia apenas para outro Santos: o da era Pelé. Entre 1960 e 1969, o time foi campeão paulista oito vezes.

"A única coisa que eu sei é que preparei os atletas para ganhar este título. Se vão ganhar ou não, é outro problema. Mas os jogadores têm maturidade e estão prontos para isso", disse o técnico Oswaldo de Oliveira.

Outros clubes conquistaram cinco títulos no período de dez anos. Entre 1980 e 1989, o São Paulo ficou com o título cinco vezes. Se considerado o período entre 1985 e 1994, atingiu a mesma marca. Já havia obtido cinco taças entre 1945 e 1954.

Ricardo Saibun / Divulgação SantosFC
Oswaldo de Oliveira conversa com jogadores durante treino do Santos
Oswaldo de Oliveira conversa com jogadores durante treino do Santos

MAIS UM VOLANTE

Após ser dominado no primeiro jogo da final, o Santos vai mudar para tentar manter a hegemonia. Oswaldo abriu mão do atacante Gabriel. Entra o volante Alison.

A intenção é ganhar a posse de bola no meio-campo, setor em que o time foi dominado pelo Ituano.

"Não importa quem faça o gol. Pode até ser o Aranha [goleiro]. Se a gente sair campeão, está bom", afirma Leandro Damião.

Em caso de fracasso, o centroavante será o mais questionado. Contratação mais cara do futebol brasileiro em 2014 (R$ 42 milhões), fez apenas cinco gols até agora. Notabilizou-se mais como assistente do que como goleador.

Nos cinco títulos anteriores, a partir de 2006, apenas em 2007 o Santos foi obrigado a reverter uma desvantagem. Foi derrotado pelo São Caetano por 2 a 0 no primeiro jogo e devolveu o placar na partida de volta.

"O time está acostumado a ganhar títulos, mas para mim seria o primeiro. Sonho com isso", almeja Geuvânio, cotado para ser eleito o melhor jogador da competição.

Na década de 60, o Santos tinha estabilidade no comando. A lista de oito título foi obtida com apenas dois técnicos: Lula e Antoninho. Desde 2006, o Santos foi campeão com Vanderlei Luxemburgo (2006 e 2007), Dorival Júnior (2010) e Muricy Ramalho (2011 e 2012). Agora é a vez de Oswaldo de Oliveira.


Endereço da página: