Folha de S. Paulo


Resultado da final não mudará planos, diz presidente do Santos

O resultado na segunda final do Campeonato Paulista, contra o Ituano, amanhã, no Pacaembu, importa para o Santos, é claro. Mas não vai alterar o planejamento do clube para o Campeonato Brasileiro deste ano.

"Ganhando ou perdendo, o trabalho do [técnico] Oswaldo Oliveira é ótimo e ele fica", garantiu Odílio Rodrigues, 67, presidente do Santos, em entrevista à Folha.

"As conquistas não podem esconder problemas. E as derrotas não podem originar problemas que não existem", diz.

Para ficar com o título no tempo normal, o Santos precisa vencer por dois gols de diferença. Uma vitória por 1 a 0 leva o jogo para os pênaltis.

A afirmação de antemão é uma amostra do estilo da administração que o presidente quer manter no clube alvinegro: planejamento e números valem mais que a emoção e o calor dos resultados.

É pela mesma razão que Odílio, médico reumatologista de formação, e presidente devido a um problema de saúde do presidente licenciado Luís Alvaro de Oliveira, não tem pressa para avaliar o sucesso da contratação do centroavante Leandro Damião, a mais cara da atual gestão –R$ 42 milhões.

"A vinda dele foi pensada no fim de 2013, após análises científicas de rendimento. Em um ano, poderemos avaliar o desempenho dele", diz. "Foi um ótimo negócio."

Odílio afirma que nunca quis ser presidente do clube para o qual torce desde que nasceu, e do qual seu pai também foi dirigente. "Não era meu plano de vida", diz.

"Mas vou participar da articulação para as eleições de dezembro. Ainda não há um candidato da situação. Até porque, o mais importante são as ideias", diz.

Acostumado a ser cumprimentado na rua por sua atuação como médico e secretário de saúde municipal, cargo que exerceu por oito anos, Odílio vem experimentado outro tipo de manifestação.

"Bastou eu virar presidente para começar a ser hostilizado", diz. "A paixão faz isso. É um sentimento mal resolvido, que gera violência e reações perigosas", afirma.

Ontem, torcidas uniformizadas do Santos foram autorizadas a acompanhar o último treino antes da decisão, no CT Rei Pelé.

Oswaldo Oliveira confirmou a entrada de Alison na equipe, no lugar de Gabriel.

Ivan Storti-21.nov.2013/Divulgação Santos FC
O presidente santista, Odílio Rodrigues, na Vila Belmiro
O presidente santista, Odílio Rodrigues, na Vila Belmiro

Endereço da página: