Folha de S. Paulo


Campeões paulistas com zebras dão receita para o Ituano levantar o troféu

Manter os pés no chão, ser humilde e conter o clima de oba-oba. Essas são as recomendações de ex-jogadores campeões do Campeonato Paulista por equipes consideradas zebras para o Ituano, que enfrenta o Santos, no domingo, no Pacaembu. Como venceu o primeiro jogo da decisão por 1 a 0, o time de Itu joga por um empate para ficar com o título.

"Os jogadores não podem relaxar e nem achar que o título já está ganho. O Ituano já tem uma maneira de jogar e tem que manter esse estilo mesmo com a vantagem do primeiro jogo [venceu por 1 a 0]", disse o ex-lateral direito Gil Baiano, 47, que foi campeão com o Bragantino em 1990.

A opinião de Gil Baiano é compartilhada pelo ex-goleiro Silvio Luiz, 37, campeão pelo São Caetano em 2004. Ele ainda tem a experiência de ter perdido o título em três oportunidades: foi vice da Copa João Havelange-2000, do Brasileiro-2001 e da Taça Libertadores-2002.

"Nesse momento tem que manter o foco e evitar falar algo que possa fortalecer o adversário. Na época, o nosso grupo se fechou e todos estavam concentrados, focados", afirmou citando o título sobre o Paulista.

Campeão com o próprio Ituano do Campeonato Paulista em 2002, quando a competição não reuniu Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras, o ex-atacante Basílio, 41, diz acreditar que o técnico Doriva e o gestor do clube, Juninho Paulista, vão saber controlar o clima de euforia.

"São experientes e já vivenciaram esse clima dentro e fora do campo. A euforia acaba no momento em que a bola começa rolar. É um time que tem condições de conquistar o título, mas acredito que o Santos ainda é o favorito", opinou Basílio, que já vestiu a camisa do clube da Vila Belmiro –foi campeão brasileiro em 2004.

Ídolo do Santos, José Macia, o Pepe, também já comemorou um título por uma equipe do interior de São Paulo, mas como técnico. Em 1986, ele comandou a Inter de Limeira na decisão contra o Palmeiras.

"Não vou dizer o que o Ituano tem que fazer para ser campeão. Respeito muito o Ituano, mas tenho uma história no Santos. Acredito muito que o Santos vai reverter esse placar e conquistar o título", disse Pepe.

Gil Baiano, Sílvio Luiz, Basílio e Pepe são unânimes em afirmar que o elenco do Ituano será ainda mais valorizado caso conquiste o título do Campeonato Paulista.

"Além de valorizados, eles serão conhecidos e conseguirão um contrato muito melhor com outros clubes", disse Gil Baiano, que trocou o Bragantino pelo Palmeiras em 1993.


Endereço da página: