Folha de S. Paulo


Após críticas, Rio-2016 diz ter consciência de questões para resolver

As federações internacionais dos esportes olímpicos de verão, reunidos em assembleia em Belek, na Turquia, criticaram os atrasos e alguns outros problemas da organização dos Jogos do Rio.

Em nota, o Comitê Organizador da Rio-2016 respondeu às críticas e disse ter "plena consciência das questões que precisam ser resolvidas", diz trecho do comunicado da Rio-2016.

Ao todo, 17 federações internacionais mostraram preocupação com os locais de competição, acomodações, transporte e poluição da água no Rio, segundo a agência de notícias americana Associated Press.

As reclamações vieram de dirigentes de hipismo, hóquei sobre grama, badminton, canoagem, rúgbi, tênis, vela, triatlo, basquete, atletismo, ciclismo, remo, pentatlo moderno, ginástica, tiro com arco, golfe e handebol.

O vôlei foi o único a se dizer satisfeita. O presidente da Federação Internacional de Vôlei é o brasileiro Ary Graça.

Algumas críticas foram específicas. O basquete reclamou do atraso na construção da nova arena em Deodoro; o hóquei sobre grama também tocou no assunto das obras no novo centro da modalidade no complexo de Deodoro; o remo criticou a poluição da Lagoa Rodrigo de Freitas e a vela da poluição da Baía de Guanabara; já o golfe tratou do atraso na construção do campo na Barra.

Algumas entidades já falaram em Plano B para realização de seus esportes na Olimpíada do Rio. O basquete, por exemplo, poderia ter algumas partidas em São Paulo.

"Não temos absolutamente nenhuma dúvida de que o Rio vai realizar grandes Jogos", diz outro trecho do comunicado da Rio-2016.

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o alemão Thomas Bach, 60, e outros membros do COI disseram que os problemas nas obras e a paralisia política chegaram a um ponto crítico, o que obriga a entidade a tomar medidas para garantir a realização segura dos Jogos de 2016.

"É hora de agir", afirmou o presidente do COI. "Nós dividimos estas preocupações [com as federações]. Vamos enfrentar [os problemas]. Faremos tudo o que pudermos para fazer destes Jogos um sucesso", completou o alemão.

Questionado pela Folha, pois o governo foi envolvido em parte das críticas vindas da Turquia, o Ministério do Esporte disse por meio de nota que "todos os entes públicos envolvidos no planejamento e na organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2016 trabalham de forma integrada para que os prazos da preparação sejam cumpridos e as instalações esportivas passem pelos eventos-teste requeridos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Na última visita da Comissão de Coordenação do COI ao Rio de Janeiro, de 19 a 21 de março, esses compromissos foram reiterados".

LEIA ÍNTEGRA DA NOTA DA RIO-2016

Ouvimos com atenção os comentários feitos na Turquia pelas Federações Esportivas Internacionais. Levamos suas preocupações em consideração. O diálogo é constante entre o Rio 2016 e todos os nossos parceiros. Trabalhar em equipe é a melhor e a única maneira de avançar.

Conversamos com o Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) hoje. O compromisso de trabalhar em conjunto foi renovado. Esse é o espírito de parceria que valorizamos.

Temos plena consciência das questões que precisam ser resolvidas. Estamos gratos pela contribuição de todas as partes envolvidas. Progresso foi feito nas últimas duas semanas desde a visita da Comissão de Coordenação do COI para o Rio 2016. Avançamos a cada dia.

Não temos absolutamente nenhuma dúvida de que o Rio vai realizar grandes Jogos.


Endereço da página:

Links no texto: