Folha de S. Paulo


'Importante na Olimpíada sou eu', diz prefeito do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), minimizou nesta quarta-feira as críticas sobre a preparação da cidade para a Olimpíada de 2016 feitas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e a saída da principal executiva na preparação para o evento.

"O importante na Olimpíada sou eu. Não sei se sou muito autocentrado, mas é o prefeito quem assina o compromisso", disse o prefeito, ao comentar a saída de Maria Silvia Bastos Marques da presidência da Empresa Olímpica Municipal. "Ela é um superquadro e cumpriu seu papel por dois anos muito bem".

A saída de Maria Silvia, "ex-prefeita da Olimpíada", foi motivada pela indefinição da matriz de responsabilidade do evento, documento que define o governo responsável por cada gasto. A ausência do termo também foi motivo de críticas do COI.

Paes disse que as obras estão no prazo, embora a construção do Parque Olímpico de Deodoro ainda inspire preocupação. Ele minimizou as críticas da entidade, que disse ser "hora de agir".

"A preocupação sobre Deodoro é minha, não precisa presidente de federação nenhuma me alertar", disse ele.

O prefeito afirmou que a matriz de gastos será divulgada por completo na semana que vem. Os organizadores já divulgaram os responsáveis pelas obras das arenas esportivas, mas ainda falta divulgar a divisão de gastos das obras de infraestrutura.

"Estamos tentando recuperar o tempo perdido", disse ele.

Wagner Meier/Efe
Eduardo Paes (à dir.) cumprimenta o prefeito de Barcelona, Xavier Trias, no Rio
Eduardo Paes (à dir.) cumprimenta o prefeito de Barcelona, Xavier Trias, no Rio

Endereço da página: