Folha de S. Paulo


Ituano aumenta número de desarmes para derrotar o Santos na 1ª decisão

A defesa do Ituano, a melhor do Campeonato Paulista, conseguiu parar o veloz e eficaz ataque do Santos, o mais positivo do torneio, no primeiro jogo da final. Um dos quesitos que ajudaram no triunfo foi o número de desarmes que a equipe de Itu teve na partida.

De acordo com o Datafolha, o time dirigido por Doriva obteve 144 desarmes na decisão. Antes do jogo de domingo, a média da equipe era de 114,1. A equipe é a segunda que mais desarma no Paulista, atrás apenas do Rio Claro (126,5).

O zagueiro Anderson Salles e o meio-campista Jackson Caucaia foram os mais eficientes no quesito. Eles conseguiram 22 desarmes cada um. O zagueiro Alemão e o volante Josa tiveram 17 desarmes.

Na análise do colunista Paulo Vinicius Coelho, Cícero era acompanhado pelo volante Jackson Caucaia. O volante Josa era o marcador mais próximo de Gabriel, com Leandro Damião vigiado pelos dois zagueiros, e Thiago Ribeiro e Geuvânio pelos laterais Dick e Dener.

Com essa marcação, o Ituano não teve que apelar para o número de faltas. O time cometeu 16 infrações -a média antes do primeiro jogo da decisão era de 17,5.

Anderson Salles não cometeu faltas na partida. Em 18 jogos, o zagueiro ainda não foi advertido com cartão amarelo ou vermelho.

Não foi apenas Salles que passou ileso pela arbitragem. O goleiro Vágner, o zagueiro Alemão, o lateral esquerdo Dener, o meia Cristian e o meia-atacante Esquerdinha, que estavam pendurados, não receberam o cartão amarelo. Assim como o atacante Jean Carlos, que não participou da partida.

Apesar da derrota, o Santos manteve a sua média de finalizações. Foram 17 –apenas quatro corretas. A média da equipe era de 15,1.

Os santistas ainda levantaram mais bola na área do que de costume -28, contra 19,9 de média.

Com a vitória por 1 a 0 na primeira partida, o Ituano joga por um empate no segundo jogo da final, marcado para o próximo domingo, às 16h, no Pacaembu, para ficar com o título.

Já o Santos necessita ganhar por dois gols de diferença. Caso vença por um gol de vantagem, o campeão será conhecido nas cobranças de pênaltis.


Endereço da página: