Folha de S. Paulo


Discreto, goleiro Aranha vira xodó de Oswaldo no Santos

O ofensivo Santos do técnico Oswaldo Oliveira, que começa a decidir hoje, às 16h, contra o Ituano, o Campeonato Paulista, tem um herói discreto na retaguarda dos destaques Geuvânio, Leandro Damião, Gabriel e Cícero.

Discrição, aliás, que não é facilmente associável a um goleiro de 1,93 m e quase 100 kg, segundo dados oficiais do site do Santos.

"O Aranha tem aquela tranquilidade toda que ele consegue transmitir e que faz bem para o time, como uma liderança silenciosa", afirma o técnico Oswaldo Oliveira sobre o seu camisa 1.

"Só que ele é um cara tão discreto e tão avesso aos holofotes que quase não fala de si. Eu até evito ficar falando dele", brinca Oswaldo, antes de falar sério. "Só que nas maiores vitórias deste time, é possível ver que o Aranha sempre esteve entre os melhores jogadores", afirma.

Aranha, 33, é de poucas palavras. Não gosta de conceder entrevistas e tem certa aversão a jornalistas.

Culpa, talvez, das recorrentes perguntas sobre sua briga com a balança, assunto que costuma irritá-lo.

Certa vez, Aranha chegou a discutir com um repórter que o questionou sobre um eventual sobrepeso.

Ricardo Saibun - 18.mar.2014/Divulgação/Santos FC
Aranha treina no CT Rei Pelé em Santos
Aranha treina no CT Rei Pelé em Santos

No Santos desde 2011, quando chegou para ser reserva de Rafael, hoje no Napoli, o goleiro está perto de conquistar um título como titular absoluto do Santos pela primeira vez. Mas diz não se importar com isso.

"Falar que um possível título paulista deste ano seria mais importante, pelo fato de eu ser titular, seria desmerecer as minhas conquistas anteriores e diminuir a importância dos reservas do nosso elenco ", acredita.

Aranha foi revelado pela Ponte Preta. E quando ele estava no time de Campinas recebeu de um técnico o apelido que o identifica. Era uma alusão a Lev Yashin, lendário goleiro da União Soviética nas Copas de 1958, 1962, 1966 e 1970. Yashin era conhecido como o "Aranha Negra".

Depois do vice-campeonato estadual de 2008 pela Ponte Preta, Aranha se transferiu para o Atlético-MG, onde foi titular na conquista do Campeonato Mineiro de 2010.

Na sequência, rumou para o Santos, e vivenciou um momento de sonho no time da Vila. Estava presente na conquista da Libertadores de 2011, dos Paulistas de 2011 e 2012 e da Recopa Sul-Americana de 2012.

É bom lembrar, sempre no banco de reservas.

Mesmo assim, ele foi apontado como o melhor goleiro do Estadual de 2011.

Dono da posição desde a saída de Rafael, em julho do ano passado, Aranha, aos poucos, conquistou o torcedor do clube alvinegro.

"Não sei se posso dizer que sou um ídolo, mas o fato de a torcida gostar de mim está fazendo bem para minha carreira. Estão até dizendo por aí que eu sou bom, ultimamente", disse, aos risos.

Mas Aranha esteve perto de ter sua titularidade ameaçada no começo deste ano.

Titular de Felipão na seleção brasileira, o goleiro Júlio César chegou a ter seu nome sugerido a Oswaldo Oliveira no início da temporada.

"Claro que um nome como o do Júlio me interessaria. Mas a sugestão veio a mim e não fiz muita questão de que uma negociação fosse adiante, porque sabia que poderia contar com o Aranha", afirmou Oswaldo.

Hoje intocável na equipe titular do Santos, o goleiro comprova que Oswaldo não estava errado.


Endereço da página: