Folha de S. Paulo


Ceni afirma que se aposenta no fim de 2014 e critica time do São Paulo

O goleiro são-paulino Rogério Ceni, 41, afirmou nesta quinta-feira que não irá prolongar a carreira. Disse que só jogará até o final desta temporada e depois irá se aposentar.

A declaração foi uma novidade, uma vez que o Ceni não havia se definido ainda.

Em 2013, ele tinha dito que iria se aposentar em dezembro do ano passado, mas após ter participação ativa na campanha que livrou o time do rebaixamento no Brasileiro resolveu prolongar o contrato.

"Dessa vez eu vou parar no fim do ano mesmo. Será meu último ano como atleta profissional", disse goleiro que admitiu cansaço emocional na última temporada.

O São Paulo não foi campeão de nenhum torneio em 2013, caiu na Libertadores após ser goleado pelo Atlético-MG, no Independência (MG), e perdeu a Recopa Sul-Americana para o Corinthians.

Rogério Ceni também teve problemas com Adalberto Baptista, ex-diretor de futebol do São Paulo. O cartola criticou o goleiro publicamente, ao dizer que o jogador "se colocava acima da instituição".

"Ano passado foi um ano psicologicamente muito desgastante, maior do que quando iniciei minha carreira e ainda não sabia se teria dinheiro para comer. O lado emocional em 2013 foi muito pesado", disse.

CRÍTICAS

A eliminação no Campeonato Paulista para o Penapolense ainda repercute no São Paulo e fez o capitão Rogério Ceni temer pelo futuro do clube na temporada.

O goleiro criticou a queda nos pênaltis para o Penapolense, no Morumbi, após empate sem gols nos 90 minutos. Disse que é preciso mais para almejar o título da Copa do Brasil ou para a equipe buscar uma vaga na Libertadores pelo Brasileiro.

"O que estamos fazendo não é suficiente para brigar por título. Temos de evoluir. Estamos aquém dos outros times. Não conseguimos marcar pressão, jogar como os outros. Estamos com débito grande", disse Ceni, durante entrevista coletiva no centro de treinamento da Barra Funda.

O goleiro ainda comparou a temporada atual com a última, na qual o time sofreu para escapar do rebaixamento no Brasileiro e teve várias crises entre os jogadores.

"[Individualmente] estou melhor no primeiro semestre de 2014 do que no segundo semestre de 2013. Se olhar média de gols sofridos, também está melhor. Mas, como equipe, não saímos da mesmice que foi o ano passado".

O São Paulo volta a campo no dia 9, quando recebe o CSA, no Morumbi, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. Como a equipe venceu em Alagoas por 1 a 0, garante a classificação com empate.

A estreia no Brasileiro será dia 20 de abril (domingo), contra o Botafogo, no Morumbi


Endereço da página:

Links no texto: