Folha de S. Paulo


Presidente da Lusa recua e diz que vai entrar na Justiça comum

Ilídio Lico é um homem pressionado. O presidente da Portuguesa disse, na manhã desta segunda-feira, que não acionaria a Justiça comum para recolocar a Portuguesa na Série A. Oito horas mais tarde, mudou de ideia e disse que vai entrar, sim, com processo.

"Você não sabe a pressão que recebo. É pressão de todos os lados. Recebi mais de 400 e-mails. Eu estou temeroso mesmo. A torcida da Portuguesa é muito radical", disse o cartola, sinalizando a possibilidade de sofrer alguma represália pela desistência.

Além das mensagens eletrônicas, um grupo de diretores apresentou reivindicação, por escrito, exigindo que o clube entre na Justiça comum.

"O pedido está aqui na minha frente. Eles dizem que vão sair. Como vou administrar o clube sem o restante da diretoria?", disse.

A briga remete ao final do Campeonato Brasileiro do ano passado. Héverton foi escalado de forma irregular na última rodada, contra o Grêmio. Estava suspenso. A Portuguesa perdeu quatro pontos por causa disso e acabou rebaixada.

O clube alega que a decisão feriu o Estatuto do Torcedor, já que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) não publicou a decisão no site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

A Folha apurou que Ilídio Lico, desde o início do caso, queria esquecer a ideia da Justiça comum. Tinha medo da repercussão de torcida, associados e conselheiros. Pela reação que houve quando anunciou pretender se conformar com a Série B, estava com a razão.

"Não é que eu tenha medo, medo... É que você sabe como as coisas são na Portuguesa. Em qualquer lugar que a gente vai, a pressão é muito grande. As pessoas não se conformam. O jeito agora é acreditar na justiça dos homens", completou.

O Campeonato Brasileiro da Série A começa em 19 de abril. Embora não tenha dado prazo para dar entrada na ação, Lico garantiu que será "logo".

Único candidato à presidência no final do ano passado, ele herdou um clube sem dinheiro e mergulhado na crise. O caso Héverton foi apenas a pá de cal.

Lico já pediu várias vezes dinheiro para o presidente da CBF, José Maria Marin, e para a FPF (Federação Paulista de Futebol), Marco Polo del Nero. Não conseguiu. Na reunião na FPF, na manhã de segunda-feira, levou as contas do clube no Campeonato Paulista. Todas no vermelho.

"Eu sou presidente do clube e preciso assumir a responsabilidade pelo que acontece. O dinheiro não está entrando. Como a gente faz?", afirmou.

Após expor a situação do clube, as pressões que recebe e ouvir da reportagem que não queria estar na situação da Portuguesa, Lico suspira e responde:

"Nem eu queria. Está muito difícil."

A tabela do Campeonato Brasileiro-2014 da Série A e da Série B já foram divulgada pela CBF. E a Lusa aparece na segunda divisão.

A primeira divisão do Brasileiro começa no dia 19 de abril com dois jogos às 18h30 (Fluminense x Figueirense e Inter x Vitória) e às 21h (Chapecoense x Coritiba).


Endereço da página:

Links no texto: