Folha de S. Paulo


Terceiro 'pequeno' em seis anos, Ituano tenta feito

Enfrentar um rival considerado pequeno na decisão do Paulista está se tornando um hábito para o Santos.

Em sua sexta final consecutiva no Estadual, o Ituano será o terceiro que enfrenta.

Em 2010, na final, derrotou o Santo André e, em 2012, derrotou o Guarani na decisão. É a vez e o Ituano tentar conseguir o que o Guarani e Santo André não conseguiram.

Em 2010, o Santos se sagrou campeão em um jogo com contornos dramáticos: Com oito jogadores em campo, perdeu por 3 a 2 para o Santo André na partida de volta –haviam prevalecido pelo mesmo placar na ida.

Em 2012 a tarefa foi bem mais fácil: bateu o Guarani por placares de 4 a 2 e 3 a 0.

Para aumentar as chances de alcançar o feito este ano, o Ituano tentará no conselho arbitral, que acontece hoje, na Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, obter a vantagem de jogar em casa.

De novo, tentará algo que os últimos dois rivais pequenos, Santo André e Guarani, não haviam conseguido.

Os dois jogos decisivos do Paulista de 2010, entre Santos e o time do ABC, aconteceram no Pacaembu.

E o Guarani, por questões financeiras, abriu mão de jogar em seus próprios domínios. As duas partidas finais com o Santos acabaram sendo disputadas no Morumbi.

"A gente não tem tantos torcedores para um estádio de vinte mil pessoas, por isso não queremos jogar no Pacaembu", justificou, ontem, após a vitória sobre o Palmeiras, o ex-jogador Juninho Paulista, gestor do Ituano. "Apesar da questão financeira, importante no segundo semestre, o critério técnico prevalece agora", concluiu.

O estádio do Ituano, o Novelli Júnior, funcionou até agora no Paulista com uma capacidade para oito mil torcdores. Porém Juninho alega que o estádio poderá acomodar até 18 mil torcedores.

A tendência, porém, é que a FPF determine que os dois jogos aconteçam na capital.

O ituano já sentiu o gosto de ser campeão. Foi em 2002, quando chegou ao título do Estadual pela primeira vez.

Naquele ano a FPF organizou o Supercampeonato Paulista de Futebol, solução encontrada para não sobrecarregar a agenda dos grandes paulistas, que participaram do Torneio Rio-São Paulo.

Além do Ituano, jogaram o Supercampeonato Paulista o Corinthians, São Paulo e Palmeiras. A equipe do Morumbi acabou se sagrando a campeã do Supercampeonato.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Jogadores do Ituano comemoram classificação para a final
Jogadores do Ituano comemoram classificação para a final

Endereço da página: