Folha de S. Paulo


Ituano surpreende o Palmeiras e vai encarar o Santos na final do Paulista

O Ituano fez a zebra aparecer no estádio do Pacaembu, derrotou o Palmeiras por 1 a 0 e se classificou para a final do Campeonato Paulista.

Na decisão, o time também entrará em campo como azarão, pois seu rival será o Santos, equipe com melhor campanha no Estadual.

O primeiro jogo da final deve ter o Ituano como mandante.

Neste domingo, o Palmeiras não pôde contar durante o jogo todo com três jogadores importantíssimos: Valdivia ficou no banco de reservas, com dores no tornozelo, e entrou aos 25 min segundo tempo. Alan Kardec, artilheiro da equipe no campeonato, saiu de campo aos 41 min do primeiro tempo, após uma dividida com o zagueiro Alemão, e Fernando Prass não voltou para o segundo tempo, também contundido.

O Ituano foi a campo com o atacante Rafael Silva no lugar do volante Paulinho, suspenso, mas nem por isso deixou de manter o comportamento defensivo que lhe conferiu a condição de melhor defesa do Campeonato Paulista, com dez gols sofridos.

A equipe do interior passou o primeiro tempo cometendo muitas faltas e apostou no contra-ataque, enquanto o Palmeiras dominava a posse de bola, mas errava muitos passes ao chegar à entrada da área adversária.

Em um dos raros momentos de precisão, Mendieta criou a melhor chance da primeira etapa. O paraguaio deixou Leandro na cara do gol, mas Vágner conseguiu fechar o ângulo e fazer a defesa.

O segundo tempo começou com mais um desfalque importante para o Palmeiras. Fernando Prass sentiu dores no tornozelo e não voltou a campo. A equipe tentou ser mais incisiva no ataque, mas os erros de passe permaneceram e sua defesa ficou mais exposta.

Precisando da vitória em casa, Gilson Kleina chamou Valdivia, que se esforçou muito, mas conseguiu produzir muito pouco.

O gol da vitória do Ituano saiu aos 38 min, em um dos contra-ataques. Marcelinho pegou sobra da defesa e chutou com categoria de fora da área, no canto esquerdo do goleiro Bruno.

Os palmeirenses ainda foram à frente, mas não conseguiram impedir a derrota e a quebra de uma invencibilidade de 23 partidas no Pacaembu. A última derrota havia sido na Taça Libertadores do ano passado, contra o Tijuana.

Rivaldo Gomes/Folhapress
O zagueiro Lúcio, do Palmeiras, tenta escapar da marcação e ficar com a bola
O zagueiro Lúcio, do Palmeiras, tenta escapar da marcação e ficar com a bola

Endereço da página:

Links no texto: