Folha de S. Paulo


Revelação do Corinthians, Luciano anda com guarda-costas em São Paulo

Desconhecido do grande público até o mês passado, Luciano tem a precaução de andar em São Paulo acompanhado por guarda-costas.

Ele é uma das principais revelações do futebol paulista em 2014. Chegou no Corinthians em fevereiro sem chamar a atenção. Hoje, é o artilheiro da equipe na temporada, com seis gols.

Dois deles garantiram a classificação da equipe para a segunda fase da Copa do Brasil. Contra o Bahia de Feira, o Corinthians venceu por 2 a 0, fora de casa.

"Mudou tudo. A realidade dele é outra, em todos os sentidos, inclusive financeira. São Paulo é cidade grande e ele vem sendo reconhecido nas ruas. Melhor andar com guarda-costas", afirma Angelo Canuto, um um dos empresários do meia-atacante.

O próprio Luciano afirma estar surpreso com o sucesso imediato. Espanto que se estende a seus representantes e ao Corinthians.

"O segundo gol que ele marcou contra o Bahia de Feira foi lance de centroavante", elogiou Mano Menezes.

Apegado à família, Luciano mora na capital com os pais, Itamar e Luci, que deixaram o interior de Goiás. "Com eles perto, ele fica tranquilo", completa Canuto.

O salário dos tempos de Avaí, que não chegava a R$ 4 mil, passou para cerca de R$ 20 mil. Não chega nem perto dos jogadores mais caros do elenco corintiano. Mas é o bastante para mudar a vida de um garoto de 20 anos. Nos tempos de Atlético-GO, ele ganhava um salário mínimo.

"O que eu preciso fazer agora é retribuir a confiança de quem acreditou em mim", explica o artilheiro.

Não que ele se importe com a fama repentina e a necessidade de andar em São Paulo vigiado por segurança.

"É uma cidade grande, diferente. Ainda estou me acostumando. A gente precisa tomar cuidado. Mas ser reconhecido na rua é tudo o que um jogador de futebol deseja. É para isso que todos trabalham. É a realização de um sonho de criança", disse ele para a Folha na semana passada.

Até por isso, ele foi o único jogador a parar para atender os torcedores baianos após a partida pela Copa do Brasil. Distribuiu sorrisos e posou para fotos.

Os direitos econômicos dele estão fatiados entre Plus Sports, que cuida do agenciamento da carreira de Luciano, Talent Sports e Corinthians.

Não que o atacante sequer saiba disso. "Ele é muito frio. Já perguntei se tem noção de onde está e do que está conseguindo. O Luciano é bem tranquilo", conclui Canuto.

Ele é um dos raros jogadores a sair com crédito da fracassada campanha do Campeonato Paulista. O Corinthians foi eliminado na fase de grupos e agora, Mano Menezes se preocupa em arranjar amistosos para manter o time em ação até a estreia do Brasileiro, em 20 de abril, contra o Atlético-MG.

Até lá, o elenco pode contar com reforços para o ataque. Nada que preocupe Luciano.

"Quanto mais, melhor. Sei que minha chance vai aparecer de uma forma ou de outra. Apareceu no Paulista e eu soube aproveitar", lembra.


Endereço da página: