Folha de S. Paulo


Paulista define o melhor da 1ª fase e rebaixados; veja o que vale cada jogo

Com seis times classificados por antecipação, o Campeonato Paulista chega na última rodada da primeira fase com quatro equipes brigando por duas vagas nas quartas de final, cinco clubes tentando evitar a degola para a Série A2 e Palmeiras e Santos duelando pela melhor campanha da competição.

De acordo com o regulamento do Estadual, a equipe que fizer mais pontos na somatória de todas as fases tem o direito de decidir em casa. Atualmente, o Palmeiras tem 35 pontos, contra 33 do Santos.

Se vencer o Santos no domingo –jogo marcado para a Vila Belmiro, às 16h–, o Palmeiras terá a vantagem de ser mandante da segunda partida em uma eventual final mesmo que passe pelas duas próximas fases com empates.

Além de Palmeiras e Santos, as outras equipes já classificadas são Botafogo, Ponte Preta, São Paulo e Penapolense.

As duas vagas restantes estão sendo disputadas por Ituano e Audax no Grupo A e Bragantino e Rio Claro no D.

Com 25 pontos e cinco gols de saldo, o Ituano precisa vencer o Penapolense para não depender de um tropeço do Audax –23 pontos e três de saldo– diante do Linense.

Contra o já rebaixado Paulista, o Bragantino necessita apenas de um empate para carimbar sua vaga na próxima fase e eliminar o Rio Claro.

Na briga para fugir da degola estão o Mogi Mirim, semifinalista em 2013, Linense, Comercial, Oeste e Atlético Sorocaba.

Os dez jogos da última rodada serão realizados no domingo, às 16h.

SÉRIE D

A uma rodada para o término da primeira fase do Campeonato Paulista, cinco times continuam na briga para serem os dois representantes do Estado na Série D do Campeonato Brasileiro -equivalente a última divisão, que começa em julho.

De acordo com o regulamento da FPF (Federação Paulista de Futebol), os dois times que chegarem mais longe no Estadual e não estiverem nas Séries A, B e C do Nacional, estão garantidos na quarta divisão. Caso parem na mesma fase, as duas equipes que somarem mais pontos estarão classificadas.

Dos cinco times que ainda possuem chances de disputar a Série D, o Botafogo é quem está mais próximo de garantir a vaga. Já classificado para as quartas de final, a equipe de Ribeirão Preto soma 28 pontos e tem a terceira melhor campanha da competição –a primeira entre as equipes que estão fora das três primeiras divisões do Brasileiro.

Os outros clubes na briga são Ituano, Audax, Rio Claro e Penapolense, que já está classificada para as quartas de final, mas tem pior campanha que os rivais.

São Bernardo, XV de Piracicaba, Comercial, Linense e Atlético Sorocaba foram as outras equipes que iniciaram o Campeonato Paulista com chances de alcançar a Série D, mas não tiveram sucesso.

Rebaixado da Série C em 2013, o Grêmio Barueri é o outro time do Estado que disputará a quarta divisão nacional. Semifinalista em 2010, o time disputa atualmente a Série A2.

VEJA O QUE VALE CADA UM DOS DEZ JOGOS DA ÚLTIMA RODADA

Santos x Palmeiras - As duas equipes brigam pela melhor campanha da fase de classificação. Caso o Palmeiras saia vitorioso, o clube poderá decidir uma eventual final em casa mesmo que avance com empates na próxima fase.

Botafogo x São Paulo - Já classificados e lideres de seus grupos, Botafogo e São Paulo apenas cumprem tabela. O time de Ribeirão Preto tem 100% de aproveitamento em seu estádio.

Corinthians x Atlético Sorocaba - O Corinthians foi eliminado de forma precoce após o empate contra o Penapolense. A equipe de Sorocaba necessita ganhar e torcer por tropeços de três dos quatro times que estão a sua frente e correm risco de queda. Mogi Mirim e Linense precisam perder, enquanto Comercial e Oeste podem até empatar.

XV de Piracicaba x Comercial - O time de Piracicaba apenas cumpre tabela, enquanto a equipe de Ribeirão Preto luta contra o rebaixamento. Na 17ª colocação com 11 pontos, o Comercial tem que vencer e torcer para o Linense pelo menos empatar ou o Mogi Mirim perder.

Audax x Linense - As duas equipes tem interesse no jogo. O Audax precisa vencer e torcer por derrota do Ituano ou pelo menos um empate desde de reverta a vantagem no saldo de gols do rival (5 a 3). Já o Linense necessita vencer para escapar da degola sem depender de outros resultados.

Ituano x Penapolense - O Ituano joga por uma vitória simples para garantir a classificação. O time de Penápolis já garantiu a segunda colocação do Grupo A.

Ponte Preta x Mogi Mirim - A Ponte Preta já está classificado. Já o Mogi Mirim precisa de um empate para se salvar sem depender de outros resultados.

Paulista x Bragantino - O Paulista já está rebaixado, enquanto o Bragantino precisa de um empate para garantir a classificação e encarar o Palmeiras.

Portuguesa x Rio Claro - A Portuguesa já se salvou do rebaixamento, enquanto o Rio Claro sonha com a vaga nas quartas. A equipe do interior precisa ganhar e torcer por uma derrota do Bragantino.

São Bernardo x Oeste - O São Bernardo já está eliminado. Na 16ª colocação com 11 pontos, o Oeste tem que vencer e torcer para pelo menos dois resultados: Comercial e Linense pelo menos empatar ou o Mogi Mirim perder.


Endereço da página: