Folha de S. Paulo


CBF diz que fez tabela com 28 jogos sem estádios para cumprir prazo

O vice-presidente da CBF, Marco Polo del Nero, minimizou o fato de a tabela do Campeonato Brasileiro ter sido apresentada a público com 28 jogos sem estádio definido para recebê-los em virtude da Copa do Mundo.

"Temos prazos que precisam ser cumpridos. Depois, a gente vai ajeitando as coisas", disse o dirigente, em rápida conversa com a reportagem.

Os prazos a que Del Nero se refere são principalmente comerciais, ligados à transmissão da competição.

A entidade já havia respeitado o Estatuto do Torcedor ao divulgar a tabela básica da Série A (sem o detalhamento de estádios e horários) dentro do prazo de 60 dias antes do início da competição.

No total, 28 partidas da quinta à nona rodada do Brasileiro foram desabrigadas porque as arenas que as receberiam estarão cedidas no período para o Mundial.

Além dos sete estádios da primeira divisão que vão receber partidas da Copa, outras seis servirão como Centros Oficiais de Treinamento, os chamados COTs.

Esses COTs serão usados para treinos das seleções nas vésperas das partidas que serão disputadas em suas cidades. Pacaembu (SP), Independência (MG), Arena Grêmio (RS) e Barradão (BA) estão entre os COTs.

O presidente da CBF, José Maria Marin, é também quem comanda o COL (Comitê Organizador Local). Há pelo menos dois anos, o COL tem discutido com os clubes brasileiros quais estádios serão utilizados como COTs.

À distância, em Zurique, onde está por conta das reuniões da Fifa, a cúpula da CBF decidiu pedir que ao menos os COTs sejam entregues fora do prazo -15 dias úteis antes de serem utilizados pela primeira vez na Copa.

O aval da Fifa permitiria a realização de jogos em Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro, que ficaram sem estádios aptos para esse período do Brasileiro.

Mantida essa situação, a cidade de São Paulo teria apenas duas opções (Morumbi e Canindé) para esse período crítico e terá de acolher também a equipe do Santos.

A Fifa ainda não deu uma resposta sobre o pedido, mas é improvável que aceite o atraso, já que julga necessário ter 15 dias de trabalho nas áreas de treinos para uniformizar as condições dos gramados e a exposição dos patrocinadores do Mundial.


Endereço da página: