Folha de S. Paulo


COB lança campanha para ajudar Lais Souza após doação de R$ 75 mil

Reprodução/Facebook/Lais Souza
Reprodução da página no Facebook com a campanha para ajudar Lais Souza
Reprodução da página no Facebook com a campanha para ajudar Lais Souza

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) lançou neste domingo uma campanha para ajudar a financiar a recuperação da atleta Lais Souza, que sofreu um grave acidente quando estava esquiando nos EUA, em janeiro deste ano.

Segundo o irmão de Lais, Mateus Souza, partiu do COB a iniciativa de abrir uma página no Facebook para organizar apoios depois que uma doação de R$ 75 mil foi feita por uma pessoa que deseja permanecer anônima.

O dinheiro seria suficiente para comprar uma cadeira de rodas elétrica com um tablet, como a que a ex-ginasta está utilizando em Miami, onde faz tratamento.

"Não tem nada melhor no mundo do que poder fazer algo de bom para as pessoas", relatou o doador, que manteve o anonimato. A doação foi divulgada apenas neste domingo, mas a família de Lais já sabia do dinheiro.

De acordo com Mateus, a página no Facebook está sendo atualizada com fotos e mensagens pela família. Lais também está acompanhando a página da campanha.

A mãe, Odete, permanece com Lais em Miami e foi consultada antes do início da campanha. A conta bancária divulgada na página para doações é da própria Lais, segundo o irmão.

Procurado pela Folha, o COB ainda não respondeu à reportagem até a tarde deste domingo.

A atleta passa atualmente por uma rotina diária de sessões de fisioterapia motora, terapia ocupacional, respiratória e acompanhamento de psicologia, além de adaptação à cadeira de rodas elétrica. Ela fala normalmente, segundo o irmão. O quadro atual é de tetraplegia.

Também não há previsão de alta, mas de acordo com a família, o dinheiro arrecadado na campanha pode ser usado para a compra de equipamentos que Lais vai precisar.

Desde o acidente, todas as despesas do tratamento são pagas pelo COB. A atleta tinha seguro de saúde pois, na época, estava treinando para participar da modalidade esqui aéreo na Olimpíada de Inverno de Sochi, na Rússia.

Reprodução/Instagram/alexandre11pato
Pato faz homenagem a Lais Souza em foto postada em sua conta no Instagram neste domingo
Pato faz homenagem a Lais Souza em foto postada em sua conta no Instagram neste domingo

A campanha iniciada hoje já conta com o apoio de atletas, atores e cantores, como os jogadores Alexandre Pato, Kaká e Robinho, os pilotos Felipe Massa e Rubens Barrichello, a saltadora Maurren Maggi, o ex-judoca Flávio Canto, o ex-nadador Gustavo Borges e a ex-jogadora de basquete Hortência.

A ex-ginasta brasileira está internada desde o dia 27 de janeiro, quando passou por cirurgia de realinhamento da terceira vértebra da coluna no Hospital Universitário de Utah, em Salt Lake City, EUA, após se acidentar quando esquiava em Park City.

Lais deixou a UTI do hospital para onde foi transferida, em Miami, no dia 20 de fevereiro e apareceu pela primeira vez em uma foto após o acidente na última semana com uma mensagem de agradecimento aos fãs.

A atleta se preparava para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, mas estava esquiando recreativamente, com o treinador e a amiga Josi Santos, que não viram como o acidente aconteceu.


Endereço da página:

Links no texto: