Folha de S. Paulo


Árbitro diz que foi alvo de racismo em jogo do Campeonato Gaúcho

Um árbitro do Rio Grande do Sul afirma que foi alvo de manifestações racistas por parte de torcedores em uma partida do Campeonato Gaúcho na noite de quarta-feira (5).

Márcio Chagas da Silva, 37, apitou o jogo entre Esportivo e Veranópolis, na cidade de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, e registrou ocorrência em uma delegacia relatando as ofensas.

Ele afirma que foi xingado de macaco por torcedores do Esportivo quando saía e voltava do vestiário e que bananas foram deixadas em seu carro, que estava em uma área privada do estádio Montanha dos Vinhedos. Também diz que o veículo foi amassado e riscado.

"Era um pessoal que estava nas arquibancadas e desceu até o alambrado. Diziam que negro é escória", conta.

O árbitro também incluiu o relato sobre o ocorrido na súmula da partida, o que pode gerar punições ao Esportivo, mandante do jogo. O clube venceu o Veranópolis por 3 a 2.

A Federação Gaúcha informou que a Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado aguarda detalhes da súmula e que deverá oferecer denúncia sobre o caso.

A direção do Esportivo diz que desconhece que tenha havido ofensas durante a partida de ontem. Se os insultos racistas forem confirmados, afirma, vai tentar identificar os responsáveis.

O vice-presidente jurídico do clube, Rodrigo Terra, nega que os danos ao veículo tenham ocorrido no estacionamento do estádio Montanha dos Vinhedos. Terra afirma que o espaço é totalmente fechado e que apenas os árbitros e um delegado tinham acesso ao local.

O árbitro, porém, afirma que tem testemunhas do estado em que o carro estava ao fim da partida e que até jogadores do Esportivo pediram desculpas quando souberam do ocorrido.

Márcio Chagas da Silva é árbitro desde 1999, faz parte do quadro de aspirantes à Fifa e foi eleito o melhor do Campeonato Gaúcho de 2013. Também atua como professor de educação física em Porto Alegre.

Em fevereiro, o meia Tinga, do Cruzeiro, sofreu insultos racistas durante jogo da Libertadores contra o Real Garcilaso, no Peru. Torcedores imitavam sons de macaco a cada participação do jogador na partida.


Endereço da página: