Folha de S. Paulo


No dia da abertura dos Jogos de Sochi, Google coloca bandeira gay no logo

Reprodução
Reprodução da página do Google nesta sexta-feira
Reprodução da página do Google nesta sexta-feira

O Google mudou o logo (chamado "doodle") de sua página na internet na noite desta quinta-feira, dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi, na Rússia.

O buscador colocou uma imagem com seis esportes de inverno sobre cores da bandeira gay, manifestando o apoio aos homossexuais. Logo abaixo do campo de busca o site incluiu uma frase retirada da da Carta Olímpica.

"A prática esportiva é um direito humano. Todas as pessoas devem ter a possibilidade de praticar esporte sem qualquer tipo de discriminação e conforme o ideal olímpico, que exige compreensão mútua e um espírito de amizade, solidariedade e fair play."

A Rússia vem sendo muito criticada recentemente pela aprovação de várias leis contra a "propaganda homossexual" e a adoção de crianças por parte de casais do mesmo sexo, o que, segundo denunciam os ativistas do movimento gay, restringe seus direitos fundamentais.

Alguns atletas expressaram que temem a discriminação durante os Jogos, enquanto vários ativistas da causa gay e dos direitos humanos convocaram um boicote à competição.

O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu que todos os atletas e torcedores serão bem-vindos aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014, independentemente de sua orientação sexual. Mais de uma vez ele defendeu a lei antigay no país, aprovada em junho.

Na quinta-feira, o jornal londrino "The Guardian" publicou uma carta aberta assinada por mais de 200 escritores, entre eles Günter Grass, Salman Rushdie e Jonathan Franzen, denunciando a legislação anti-gay e a difamação na Rússia, pois as considerarem um atentado contra a liberdade de expressão.

No ano passado, a duma (parlamento) da Rússia aprovou uma lei que proíbe a "propaganda homossexual" entre menores de idade, o que também provocou protestos das organizações humanitárias.

Além disso, foram restabelecidas leis sobre difamação presentes no código penal.

Outros autores famosos que também assinaram a carta aberta são: Wole Soyinka, Elfriede Jelinek, Orhan Pamuk, Carol Ann Duffy, Edward Albee, Julian Barnes, Ian McEwan, Alejandro Sánchez-Aizocorbe, Carme Arenas e Charlotte Gray.

As cores utilizadas no uniforme dos voluntários e na divisão dos esportes no site oficial dos Jogos de Sochi também foram alvo de polêmica no fim do ano passado devido à lei antigay russa.

Quando questionado sobre o assunto, Putin apenas disse que não havia sido ele quem estabeleceu as cores usadas pela organização dos Jogos de Inverno.

Reprodução
O site oficial dos Jogos de Sochi também foi alvo de polêmica pelo uso das cores
O site oficial dos Jogos de Sochi também foi alvo de polêmica pelo uso das cores

Endereço da página:

Links no texto: