Folha de S. Paulo


Palmeiras vence clássico contra o São Paulo e continua 100% no Paulista

Ao vencer o clássico contra o São Paulo por 2 a 0 neste domingo, no Pacaembu, o Palmeiras continuou com 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista –é líder do Grupo D, com 15 pontos.

A equipe comandada por Muricy Ramalho, que tem nove pontos (três vitórias e duas derrotas), mesmo com o resultado desta tarde, manteve-se na ponta do Grupo A.

Diante dos cerca de 26.700 torcedores que compareceram ao estádio na quinta rodada da competição, o time comandado por Gilson Kleina mostrou-se mais organizado e muito eficiente na marcação.

Valdivia marcou o primeiro gol do confronto, aos 22 min da etapa inicial. Em cobrança de falta, Mazinho levantou na cabeça do chileno, que, livre na área, mandou no fundo da rede.

Alan Kardec, de pênalti, ampliou a vantagem aos 33 min do segundo tempo, depois de ser derrubado por Rodrigo Caio. O atacante palmeirense chutou rasteiro, no canto esquerdo de Rogério Ceni. O goleiro até acertou o lado, mas não alcançou a bola.

Com dificuldade em encontrar brechas na defesa alviverde, os são-paulinos deram apenas um chute a gol, aos 45 min do segundo tempo. Maicon arrematou de longa distância, e Fernando Prass, até então só exigido nas reposições de bola, defendeu com tranquilidade.

Aos 39 min, um lance incomum: substituição na arbitragem. O juiz Luiz Flávio de Oliveira se sentiu mal e trocou de lugar com um dos assistentes que estava atrás do gol.

Na próxima rodada, quarta-feira, às 22h, o Palmeiras enfrenta o XV de Piracicaba fora de casa. Na quinta, às 19h30, o São Paulo recebe o Paulista no Morumbi.

O JOGO

O Palmeiras foi mais eficiente nos 90 minutos de partida. Além de organizado no ataque, marcou forte e dificultou a vida dos são-paulinos.

Aos 16 min, Rogério Ceni fez uma bela defesa e evitou que os donos da casa inaugurassem o placar no Pacaembu. Valdivia descolou ótimo passa para Leandro, que passou no meio da defesa e, dentro da área, bateu rasteiro. O goleiro tricolor caiu no canto direito e deu um tapa na bola.

Embora aparecesse com frequência no campo adversário, o São Paulo não conseguia superar a barreira alviverde. Na linha intermediária, os jogadores abusavam dos passes errados. Ganso também não foi bem, e a bola quase não chegou nos pés dos atacantes Osvaldo, Luis Fabiano e Ademilson.

Depois de uma falta de Antônio Carlos em Valdivia, aos 22min, Mazinho partiu para a cobrança e levantou na cabeça do meia chileno. Livre de marcação, ele mandou no fundo da rede: 1 a 0.

Na sequência, aos 25 min, Mazinho arriscou cruzado, de longa distância, e exigiu outra grande defesa de Rogério.

O time comandado por Kleina se recuou após o gol e aumentou ainda mais a marcação. Pressionados, os visitantes erraram muitos passes e não criaram nenhuma oportunidade no ataque, poupando trabalho ao goleiro Fernando Prass.

Após o intervalo, o Palmeiras continuou melhor. O atacante Alan Kardec, por exemplo, ajudava a todo momento seus companheiros na defesa.

Com os mesmos problemas, o São Paulo não criou nada.

Quando o placar parecia definido, Rodrigo Caio derrubou Kardec na área, e o árbitro marcou pênalti a favor dos donos da casa. Foi o próprio camisa 14 quem cobrou no canto esquerdo, fora do alcance de Rogério Ceni: 2 a 0.

O único chute a gol do São Paulo na partida aconteceu aos 45 min. O volante Maicon arrematou de fora da área, e Prass, só exigido nos tiros de meta, defendeu sem susto.


Endereço da página:

Links no texto: