Folha de S. Paulo


Super Bowl vale quase o triplo da Copa do Mundo, aponta Forbes

O futebol americano pode não ser tão popular como o futebol no planeta, mas, com apenas um jogo, chega a ser mais valioso do que uma Copa do Mundo.

De acordo com um levantamento da Forbes, a marca do Super Bowl, a final da liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, vale US$ 464 milhões (R$ 1,1 bilhão), quase o triplo do valor da marca da Copa, estipulado em US$ 160 milhões (R$ 388 milhões).

Dessa forma, o Super Bowl é, disparado, o evento esportivo mais rico de todo o planeta. O segundo maior é a Olimpíada, avaliada em US$ 348 milhões (R$ 844 milhões). O Mundial de futebol ocupa a terceira colocação na avaliação da Forbes.

Timothy Clary/AFP
O troféu Vince Lombardi, que é dado ao vencedor do Super Bowl
O troféu Vince Lombardi, que é dado ao vencedor do Super Bowl

A final da temporada 2013 da NFL, entre Denver Broncos e Seattle Seahwaks, acontece neste domingo, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, às 21h30 (de Brasília). ESPN e Esporte Interativo vão mostrar a partida para o Brasil. Bruno Mars e Red Hot Chili Peppers farão o show do intervalo.

A importância do Super Bowl é tão grande nos Estados Unidos que a Fox, detentora dos direitos de transmissão da partida deste ano no país, cobrou em média US$ 4 milhões (R$ 9,7 milhões) por um comercial de 30 segundos durante a partida, segundo a mídia americana.

Mesmo com o valor nas alturas, o canal vendeu todos os espaços dois meses antes do jogo. "A demanda foi incrível. O fato de o jogo ser em Nova York significa que um monte de gente quer estar lá", afirmou Neil Mulcahy, vice-presidente da Fox.

Em 2013, a CBS pediu em média US$ 3,8 milhões (R$ 9,2 milhões) por um espaço para as empresas nos comerciais. "O Super Bowl é um evento de TV único. Campanhas de marketing são rotineiramente construídas em torno do Super Bowl", afirmou Jon Swallenm, diretor de pesquisa da Kantar Media, que monitora anúncios de mídia, em entrevista para o jornal "USA Today".

Segundo um levantamento feito pela Forbes, os últimos quatro Super Bowls foram os quatro eventos mais assistidos nos Estados Unidos. A expectativa é que a final deste ano se torne o programa de TV de maior audiência da história do país.

Jean Forrer/Folhapress

Endereço da página: