Folha de S. Paulo


É uma angústia grande, não consigo dormir e nem comer, diz mãe de Lais

A mãe da ex-ginasta e agora esquiadora Lais Souza, Odete Vieira da Silva Souza, 54, disse que não consegue dormir e nem comer desde a noite da última segunda-feira, quando recebeu a notícia do acidente de sua filha em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

A atleta, que aguardava a classificação na modalidade de esqui aéreo para os Jogos Olímpicos de Inverno, se acidentou enquanto esquiava livremente em Park City com o técnico canadense Ryan Snow.

Logo após o acidente, Lais foi removida para o Hospital da Universidade de Utah, onde foi submetida a uma cirurgia na coluna cervical. De acordo com o boletim medido divulgado pelo hospital, a ex-ginasta respira com auxílio de ventilação mecânica e não pode mover seus braços e pernas neste momento.

"É uma angústia muito grande. Nunca imaginava passar por uma situação desta. É uma angústia, uma dor que não tem explicação. É muito difícil. Não estou conseguindo dormir e nem comer", disse Odete, que embarca às 22h desta quarta-feira para os EUA acompanhada da fisioterapeuta Denise Lessio.

Lais Souza, 25, começou a praticar o esqui aéreo há aproximadamente oito meses. Ela e a ex-ginasta Josi Santos, 28, receberam o convite da Confederação Brasileira de Desportos na Neve para conhecer a modalidade.

"Apoiamos a decisão dela competir no esqui aéreo. Todas as profissões e esportes têm riscos. Na ginástica também existia risco. Ela estava indo muito bem, evoluindo, mas aconteceu esse acidente", disse Odete.

Lais está sendo cuidada pelos médicos Holly Ledyard, neurointensivista, e Andrew Dailey, neurocirurgião, ambos da Universidade de Utah, e tem o acompanhamento do médico do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Antonio Marttos.

"Lais terá uma longa recuperação à sua frente. Neste momento, não podemos prever como será seu prognóstico em longo prazo. Ela está recebendo cuidados médicos excelentes e sua equipe médica está fazendo tudo para que ela tenha a melhor recuperação possível", disse Marttos.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: