Folha de S. Paulo


Cristiano Ronaldo desbanca Messi, ganha a Bola de Ouro pela 2ª vez e chora

No ano em que não ganhou nenhum título, o português Cristiano Ronaldo, atacante de 28 anos do Real Madrid, foi eleito o melhor jogador de 2013 e recebeu a Bola de Ouro pela segunda vez em sua carreira. O atacante brasileiro Neymar, do Barcelona, ficou em quinto lugar.

Ao subir no palco com o filho Cristiano Ronaldo Júnior, o atacante chorou e fez um discurso emocionado em português após ganhar o troféu das mãos de Pelé.

"Não há palavras para descrever este momento. Estou muito feliz. Obrigado a todos os meus companheiros de Real Madrid e de seleção. Todos sabem como foi difícil ganhar esta bola. Eusébio e Madiba [Nelson Mandela] também foram importantes para mim. É muito emocionantes para mim. Eu não consigo falar", afirmou Cristiano Ronaldo.

O prêmio foi concedido pela Fifa e pela revista francês "France Football" em cerimônia em Zurique, na Suíça.

Os outros dois jogadores concorrentes finalistas eram o meia francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique, e o atacante argentino Lionel Messi, do Barcelona.

Cristiano Ronaldo ganhou com 1.365 pontos (27,99%), seguido por Messi, com 1.205 (24,72%) e Ribery, com 1.127 pontos (23,36%). O sueco Zlatan Ibrahimovic, do PSG, ficou em quarto, uma posição à frente de Neymar. Andrés Iniesta, do Barcelona, foi o sexto.

Cristiano Ronaldo já havia recebido a Bola de Ouro, de 2008, quando estava no Manchester United.

Depois, começou o reinado de Messi. O argentino foi eleito o melhor do mundo em 2009, 2010, 2011 e 2012.

Para a premiação de 2013, Ronaldo era apontado como favorito para levar o prêmio, já que teve uma temporada melhor, em números, do que Messi – fez mais gols (69 a 45), deu mais assistências (17 a 14) e brilhou pela seleção de Portugal em uma eliminatória europeia complicada, enquanto a Argentina via facilidade na América do Sul.

Ribéry, 30, era considerado azarão na disputa, apesar de o Bayern de Munique ter sido campeão europeu.

O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, votou em Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, como melhor do mundo em 2013, na eleição da Fifa.

A Bola de Ouro é entregue ao vencedor de uma votação feita por técnicos, capitães das seleções e alguns jornalistas.

Um dos votos que Cristiano Ronaldo ganhou foi do técnico treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari.


Endereço da página:

Links no texto: