Folha de S. Paulo


Schumacher passa por nova cirurgia e tem leve melhora, diz equipe médica

O alemão Michael Schumacher, 44, passou por uma nova cirurgia em razão do traumatismo craniano que sofreu no último domingo em uma estação de esqui nos Alpes franceses. De acordo com a equipe médica do Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, cidade próxima à divisa da França com a Suíça e a Itália, o alemão apresentou uma leve melhora, mas continua em estado crítico.

"A situação melhorou um pouco após uma nova cirurgia. Mas seu estado médico ainda é crítico e muito frágil", declarou o médico Jean-François Payen em entrevista coletiva. Ele continua em "hipotermia" e "coma" induzidos.

Os médicos decidiram por uma nova cirurgia após o heptacampeão mundial de F-1 passar por uma tomografia na qual foi constatada uma "leve melhora" em seu quadro de saúde. Na operação, foi drenado o hematoma situado na área esquerda do cérebro e instalado um dispositivo para diminuir a pressão intracraniana.

"As próximas horas são cruciais. Ganhamos um pouco de tempo em sua evolução", acrescentou Payen.

Apesar da leve melhora, a equipe médica do Centro Hospitalar Universitário de Grenoble não quis dar uma previsão e ressaltou que ainda resta "caminho a percorrer".

A mulher de Schumacher, Corinna, assim como seus filhos, Gina Maria, de 16 anos, e Mick, de 14, e seu irmão, o também ex-piloto Ralf, o acompanham no hospital.

Schumacher está internado desde domingo, quando sofreu traumatismo craniano e ficou em coma após acidente de esqui nos Alpes franceses. Ele se chocou com uma pedra enquanto esquiava com o filho Mick, 14, e três amigos. De acordo com o diretor-geral da estação, Christophe Gernignon-Lecomte, o ex-piloto esquiava em uma área fora da pista da estação.

Schumacher, que completará 45 anos no dia 3 de janeiro, é o piloto com mais títulos mundiais na história da F-1 -sete entre 1994 e 2004- e venceu 91 provas em sua carreira.

Vídeo


Endereço da página:

Links no texto: