Folha de S. Paulo


Flamengo alcança São Paulo na ponta do ranking Folha; Corinthians passa Palmeiras

A conquista da Copa do Brasil e o vice-campeonato do Estadual do Rio fizeram o Flamengo voltar a alcançar o São Paulo na primeira colocação do Ranking Folha.

A edição 2013 da lista mostra os dois clubes empatados na liderança de melhor do país, assim como em 2011.

Editoria de Arte/Folhapress

A diferença de 22 pontos que o São Paulo tinha um ano atrás foi diluída pois a equipe não levantou troféus nos últimos 12 meses.

Sozinho ou em companhia do Flamengo, o clube do Morumbi lidera o ranking ininterruptamente desde 2005, quando foi campeão paulista, da Libertadores e Mundial.

Primeiro colocado antes do início da "era São Paulo", o Palmeiras perdeu uma posição e aparece em quarto, sua pior colocação desde a implantação da lista, em 1996.

O time alviverde, que passou 2013 na Série B do Brasileiro, título que não lhe rendeu pontos, foi superado pelo arquirrival Corinthians, novo terceiro colocado.

A última temporada do técnico Tite no Parque São Jorge teve cheiro de ressaca das conquistas da Libertadores e do Mundial. Mesmo assim rendeu dois troféus: o Paulista e a Recopa Sul-Americana.

Apesar de serem os times que mais pontuaram no ano, os arquirrivais mineiros Atlético-MG e Cruzeiro não conseguiram subir na lista.

O primeiro, campeão inédito da Libertadores e terceiro colocado no Mundial, continua na 11ª posição, enquanto o segundo, vencedor do Brasileiro, segue em sexto e ainda distante do Santos, quinto.

O Ranking Folha 2013 conta com a presença de 35 clubes. A estreante do ano é a Ponte Preta, 31ª colocada, que passa a integrar a classificação por ter sido vice-campeã da Copa Sul-Americana.

A equipe de Campinas perdeu a decisão para o Lanús (ARG) e desperdiçou a oportunidade de conquistar seu primeiro título de relevância.

Para ingressar na lista, um time tem de ter no currículo ao menos um título ou vice-campeonato nacional (Brasileiro ou Copa do Brasil) ou internacional (Libertadores, Sul-Americana e Mundial, por exemplo), o que explica a ausência de equipes que são tradicionais dentro dos seus Estados, casos de América-MG, Santa Cruz e Avaí.

O Ranking Folha é uma classificação histórica do desempenho dos clubes brasileiros. Ele distribui pontos aos times por títulos oficiais de esfera estadual, regional, nacional ou internacional. Torneios de divisões inferiores não são considerados.

Colaborou GUILHERME SETO, de São Paulo

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: