Folha de S. Paulo


Por unanimidade, STJD mantém decisões contra Portuguesa, Fla e Vasco

Em uma sexta-feira agitada fora das quatro linhas, o pleno do STJD, segunda e última instância esportiva, manteve por unanimidade as decisões contra Portuguesa, Flamengo e Vasco referentes ao primeiro julgamento, que foi realizado no último dia 16.

Assim, a Portuguesa e o Flamengo foram punidos com a perda de quatro pontos pela escalação irregular de Héverton e André Santos, respectivamente, enquanto o Vasco teve seu pedido negado de impugnar a partida contra o Atlético-PR –perdeu por 5 a 1–, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a decisão, a Portuguesa caiu da 12ª para a 17ª colocação com 44 pontos e foi rebaixada para a Série B do Brasileiro. O Vasco permaneceu com o mesmo número de pontos e teve o seu rebaixamento confirmado.

O resultado beneficiou o Fluminense, que permaneceu com 46 pontos e ganhou o direito de disputar a elite do futebol nacional em 2014. Mesmo com a perda de quatro pontos, o Flamengo se salvou, pois terminou a competição na 16ª colocação com 45 pontos.

O primeiro julgamento do dia foi o da Portuguesa. Após quase duas horas, o STJD decidiu por unanimidade punir o clube com a perda de quatro pontos.

O time foi sancionado pela escalação irregular do meia Héverton no empate sem gols com o Grêmio, no dia 8 de dezembro. O jogador deveria ter cumprido suspensão contra o Grêmio, mas ficou no banco de reservas e entrou em campo aos 32 min do segundo tempo.

A Portuguesa sempre alegou que não sabia que o jogador estava suspenso e não poderia atuar naquela partida.

Na sequência, o Flamengo também foi punido pela escalação irregular de André Santos, que havia sido expulso na final da Copa do Brasil, no jogo contra o Atlético-PR, e deveria cumprir dois jogos de suspensão.

Já o tribunal rejeitou em segunda instância, nesta sexta-feira, o pedido do Vasco de impugnar sua derrota por 5 a 1 diante do Atlético-PR na última rodada do Campeonato Brasileiro.

O clube carioca tentava penalizar o Atlético-PR por causa da briga entre torcedores na última rodada. Os vascaínos desejavam ganhar os pontos da partida para evitar a queda.

Saiu da pauta e deve acontecer no próximo ano o julgamento sobre a escalação irregular do goleiro Elisson, do Cruzeiro, na 36ª rodada. A Procuradoria do STJD havia recorrido da absolvição inicial.


Endereço da página:

Links no texto: