Folha de S. Paulo


Novatos encabeçam troca de técnicos para 2014

Enquanto o mercado para a contratação de jogadores ainda não esquentou, a dança das cadeiras entre os treinadores está a todo vapor. Dos 20 clubes confirmados até o momento na Série A do Brasileiro-2014, oito já trocaram o comando.

O troca-troca é encabeçado pelos treinadores emergentes que fizeram bons trabalhos, mas ainda não possuem no currículo um título de expressão.

O Grêmio foi um dos times que apostou nos novatos. Mesmo com o vice-campeonato brasileiro e a vaga direta na fase de grupos da Libertadores assegurada, Renato Gaúcho não teve seu contrato renovado e foi substituído por Enderson Moreira, 42, que levou o Goiás ao sexto lugar no Nacional.

Antes da equipe goiana, o treinador dirigiu interinamente o Fluminense.

Sem Enderson Moreira, o Goiás recorreu também a um novato para ficar no seu banco de reservas. Trata-se de Claudinei Oliveira, 44, que dirigiu o Santos no último Brasileiro.

Claudinei assumiu a equipe profissional do Santos após a saída de Muricy Ramalho no final de maio. Ele terminou o Nacional na sétima posição.

Novo técnico do Bahia, Marquinhos Santos, 34, é outro que tem apenas um clube profissional em seu currículo. O treinador comandou o Coritiba até setembro, quando foi demitido após jogo da Copa Sul-Americana.

O time paranaense vai apostar em mais um técnico novato. O clube contratou Dado Cavalcanti, 31, que ganhou projeção neste ano após levar o Mogi Mirim à semifinal do Campeonato Paulista. Na sequência, dirigiu o Paraná, oitavo colocado na Série B do Brasileiro.

Aos 53 anos, Ricardo Drubscky é outro treinador que tenta se firmar na profissão em um time da Série A. Ele trocou o Joinville, sexto colocado na Série B, pelo Criciúma.

Divulgação
O técnico Enderson Moreira (dir.) durante jogo do Goiás no Campeonato Brasileiro
O técnico Enderson Moreira (dir.) durante jogo do Goiás no Campeonato Brasileiro

PERMANECEM

Por outro lado, oito clubes vão permanecer com os treinadores de 2013: Cruzeiro, Vitória, São Paulo, Flamengo, além de Palmeiras, Chapecoense, Sport e Figueirense que conquistaram o acesso à Série A.

Washington Alves-2.mar.2013/Divulgação/Vipcomm
O técnico Marcelo Oliveira durante treino do Cruzeiro
O técnico Marcelo Oliveira durante treino do Cruzeiro

A lista pode aumentar caso Vágner Mancini e Cuca permaneçam em seus clubes. Depois de levar o Atlético-PR à Libertadores-2014, Mancini ainda não renovou seu contrato com o time -tem vínculo até o final desta temporada.

Apesar de ter renovado seu contrato com o Atlético-MG por mais uma temporada, Cuca ainda tem futuro incerto. Ele recebeu uma proposta do Shandong Luneng, da China, e pode trocar de time após a disputa do Mundial de Clubes.

"Recebi uma proposta muita boa, daquelas difíceis de não aceitar. Já passei para o presidente e vamos conversar somente depois do Mundial. Estamos prestes a disputar a competição mais importante do clube. Não é momento de falar isso", disse o treinador no último domingo.

SEM TÉCNICO E EXPERIENTES

Já Fluminense e Botafogo estão sem técnico. A equipe tricolor terminou o Brasileiro com Dorival Júnior no comando, enquanto o time alvinegro tinha Oswaldo de Oliveira, que se transferiu para o Santos.

Além do Santos, Corinthians e Inter-RS também buscaram treinadores vitoriosos. O time do Parque São Jorge trouxe de volta Mano Menezes. Já o Inter-RS terá Abel Braga.

DESEMPREGADOS

Por outro lado, treinadores famosos estão sem emprego. Tite, Vanderlei Luxemburgo, Dunga, Falcão, Dorival Júnior, Renato Gaúcho, Celso Roth e Leão estão sem clube até o momento.

CONFIRA OS TREINADORES DOS TIMES DA SÉRIE A DE 2014

Cruzeiro - Marcelo Oliveira
Grêmio - Enderson Moreira
Atlético-PR - Vágner Mancini - ainda não renovou
Botafogo - Sem técnico
Goiás - Claudinei Oliveira
Vitória - Ney Franco
Santos - Oswaldo de Oliveira
Atlético-MG - Cuca
São Paulo - Muricy Ramalho
Corinthians - Mano Menezes
Flamengo - Jayme de Almeida
Coritiba - Dado Cavalcanti
Bahia - Marquinhos Santos
Internacional - Abel Braga
Criciúma - Ricardo Drubscky
Fluminense - Sem técnico
Palmeiras - Gilson Kleina
Chapecoense - Gilmar Dal Pozzo
Sport - Geninho
Figueirense - Vinícius Eutrópio


Endereço da página: