Folha de S. Paulo


Klitschko abre mão de cinturão dos pesados do boxe para lutar pela presidência da Ucrânia

O ucraniano Vitali Klitschko, que pretende concorrer à presidência do país em 2015 e que por isso deverá se ausentar dos ringues, foi nomeado "campeão emérito" pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB) e abriu mão do cinturão dos pesados da entidade.

O título está vago a partir de agora e o conselho deverá apontar os dois pugilistas mais bem ranqueados disponíveis para lutar por ele.

Vitali, que é deputado na Ucrânia, é um dos líderes no país da oposição que há semanas ocupa as ruas de Kiev em protestos contra o presidente Viktor Yanukovytch.

O status concedido pelo CMB dá a Vitali a condição de mais para a frente decidir pela aposentadoria ou por voltar a disputar o cinturão do CMB.

"A oferta do conselho me dá a possibilidade de retornar ao ringue, o que não é possível no momento atual", resumiu Vitali, cujo cartel aponta 44 vitórias e 2 derrotas, com 40 vitórias por nocaute.

Seu irmão mais novo, Wladimir Klitshcko, é o dono dos cinturões dos pesados da AMB, FIB e OMB.

O CMB chegou a comparar Vitali a Nelson Mandela, morto na semana passada. "Ele [Vitali] segue os passos de Nelson Mandela, que abriu caminho para muitos lutarem por aquilo em que acreditavam ser o certo e fazer do mundo um lugar melhor", afirmou comunicado da entidade.


Endereço da página: