Folha de S. Paulo


Velejador é único concorrente em prêmio do COB a não receber repasse federal

O velejador Jorge Zarif, 21, campeão mundial da classe Finn em agosto, é o único dos seis melhores atletas do ano que não recebe repasse federal nem tem patrocínio.

Ao lado do nadador Cesar Cielo e do ginasta Arthur Zanetti, ele concorre a melhor atleta masculino de 2013 no Prêmio Brasil Olímpico, promovido pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), terça-feira à noite, em São Paulo.

As mulheres finalistas são a judoca Rafaela Silva, a nadadora Poliana Okimoto e a pentatleta Yane Marques.

Zarif é um dos 5.691 atletas que não recebem há três meses recursos do Bolsa Atleta.

O pagamento do benefício a competidores do alto rendimento, criado em 2005 pelo Ministério do Esporte, está interrompido, segundo o governo, devido à renegociação do contrato com a Caixa. E não há data para ser retomado.

International Finn Association-31.ago.2013/Divulgação
O velejador brasileiro Jorge Zarif, campeão mundial
O velejador brasileiro Jorge Zarif, campeão mundial

Zarif também não foi contemplado na primeira lista do programa Bolsa Pódio, novo incentivo do governo federal.

Nove atletas da vela estão no projeto, que dá de R$ 5.000 a R$ 15 mil a brasileiros com chances de medalhas em 2016. À exceção dele, todos os finalistas do prêmio do COB vão ganhar o teto do Bolsa Pódio. Ao todo, serão 160 atletas agraciados.

Entre os pré-requisitos estão ser um dos 20 primeiros do ranking mundial na categoria e mostrar evolução que comprove capacidade de ir ao pódio na Olimpíada carioca.

Quando a lista foi fechada, Zarif era o 36º na classe Finn.

Segundo Ricardo Leyser, secretário nacional de alto rendimento do ministério, o atleta passará a receber o recurso em janeiro, após atualização da lista.

Zarif declarou à Folha que tem recebido apoio do COB, mas pelo fato de treinar em São Paulo com Bruno Prada, duas vezes medalhista olímpico e também competidor na Finn.

"Dividimos o técnico [o espanhol Rafael Trujillo], que é uma referência na classe."


Endereço da página:

Links no texto: