Folha de S. Paulo


Neymar desencanta na Liga dos Campeões, faz 3 gols e leva bola para casa

Em cinco jogos pela Liga dos Campeões da Europa, Neymar ainda não havia feito gols. Nesta quarta-feira, contra o já eliminado Celtic, da Escócia, tirou o atraso e fez três na goleada de 6 a 1 do Barcelona, no Camp Nou.

Depois do jogo, o camisa 11 ainda levou como recordação uma das bolas usadas no jogo.

Marta Pérez/Efe
Com a bola do jogo na mão, Neymar cumprimenta Kris Commons, do Celtic, depois da goleada do Barcelona, em casa
Com a bola do jogo na mão, Neymar cumprimenta Kris Commons, do Celtic, depois da goleada do Barcelona, em casa

O zagueiro Piqué abriu o placar aos 7 min, em rebote na área. Neymar driblou o nigeriano Ambrose e cruzou para Pedro ampliar a vantagem aos 40 min. Cinco minutos mais tarde, o brasileiro só precisou empurrar a bola para o gol vazio, após passe de Montoya.

Aos 3 min do segundo tempo, o ex-santista tabelou com Xavi e, caindo, acertou o ângulo, de canhota. Dez minutos depois, deu lindo drible entre as pernas de Ambrose e balançou a rede pela terceira vez.

Aos 19 min, quase fez mais um. Recebeu a bola sozinho em contragolpe, driblou o goleiro Forster e acabou desarmado pelo próprio colega Pedro, que perdeu o gol. Saiu ovacionado aos 36 min. Tello, aos 27 min, havia fechado a contagem. O grego Samaras descontou aos 43 min.

Encerrado o duelo, Neymar afirmou que não se sentia pressionado por outras pessoas para ter uma exibição como essa. "Sou um cara que me cobro muito", disse.

Incumbido de ser a estrela do ataque do Barça durante a ausência do lesionado Messi, o brasileiro não manifestou vontade de atuar numa posição específica. "Prefiro jogar, independentemente de ser no centro ou nas pontas. Quero é jogar".

Classificado por antecipação, o clube catalão fechou a fase de grupos na liderança da sua chave, com 13 pontos

O Milan, que empatou com o Ajax por 0 a 0 na Itália nesta quarta, ficou com a outra vaga do Grupo H. Somou nove pontos, um a mais do que o concorrente holandês.

TRÍPLICE EMPATE

Três times ficaram com o mesmo número de pontos no Grupo F.

O atual vice-campeão Borussia Dortmund, da Alemanha, o Arsenal, da Inglaterra, e o Napoli, da Itália, terminaram com 12 pontos. O francês Olympique de Marselha perdeu suas seis partidas.

Os italianos venceram por 2 a 0 em casa o então líder Arsenal, mas acabaram eliminados, na terceira posição. Valeram como critério de desempate os resultados dos três times só entre eles.

O meio-campista Grosskreutz marcou, aos 42 min do segundo tempo, o gol da vitória de 2 a 1 na França, que salvou o clube alemão e o colocou na ponta do grupo.

O Schalke, também da Alemanha, se classificou ao bater por 2 a 0, diante de sua torcida, o suíço Basel. Já garantido, o Chelsea superou o antecipadamente eliminado Steaua Bucareste, da Romênia, por 1 a 0, em Londres, e confirmou-se no topo do Grupo E.

Diego Costa, que trocou a seleção brasileira pela espanhola, anotou um gol para o Atlético de Madri no triunfo de 2 a 0, na Espanha, sobre o Porto, pelo Grupo G.

O clube português, campeão em 1987 e 2004, se despediu da competição ao não aproveitar o tropeço do Zenit, que avançou ao mata-mata mesmo sendo humilhado por 4 a 1 pelo lanterna Austria Viena.

Em confronto suspenso na véspera por causa da neve, o Galatasaray assegurou sua continuação no torneio nesta quarta-feira, ao vencer a Juventus por 1 a 0 na Turquia.

Manchester United e Manchester City, da Inglaterra, Bayer Leverkusen e Bayern de Munique, da Alemanha, Real Madrid, da Espanha, Paris Saint-Germain, da França, e Olympiacos, da Grécia, haviam encerrado sua participação nesta etapa como os demais classificados ao mata-mata.

Na próxima segunda-feira, serão sorteados os confrontos das oitavas de final.


Endereço da página:

Links no texto: