Folha de S. Paulo


Fifa determina bandeiras a meio mastro por morte de Mandela

A Fifa determinou que as bandeiras sejam colocadas a meio mastro e que um minuto de silêncio seja observado na próxima rodada de partidas internacionais por conta da morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela na quinta-feira.

Já o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, informou nesta sexta-feira que será feita uma homenagem para Nelson Mandela durante a cerimônia do sorteio da fase de grupos da Copa do Mundo, que será realizado na Costa do Sauipe. No entanto, Valcke não explicou qual será a homenagem

"É com profundo pesar que eu presto meus respeitos para uma pessoa extraordinária, provavelmente um dos maiores humanistas de nosso tempo e um querido amigo meu: Nelson Rolihlahla Mandela", disse Blatter em comunicado.

Franck Fife-15.mai.2004/AFP
Nelson Mandela segura a taça da Copa do Mundo em foto de 2004
Nelson Mandela segura a taça da Copa do Mundo em foto de 2004

"Quando ele foi homenageado e ovacionado pela multidão no estádio Soccer City, em Johanesburgo, em 11 de julho de 2010, era um homem do povo, um homem de seus corações, e foi um dos momentos mais tocantes que eu já presenciei".

A última grande aparição de Mandela no cenário mundial foi na Copa do Mundo de 2010, a primeira a ser realizada em um país africano, quando ele compareceu à final em Soweto para uma grande ovação das 90 mil pessoas presentes.

O homem que fez da reconciliação o tema de seu mandato como presidente também conquistou o apoio de muitos brancos quando ele vestiu a camisa da seleção sul-africana de rúgbi --até então um símbolo da supremacia branca-- na final da Copa do Mundo de rúgbi no estádio Ellis Park, em Johanesburgo, em 1995.

"Nelson Mandela vai ficar em nossos corações para sempre. As memórias de sua notável luta contra a opressão e seus valores positivos viverão conosco e dentro de nós", disse Blatter.

"Como marca de respeito e luto, as bandeiras dos 209 membros associados na sede da Fifa ficarão a meio mastro e haverá um minuto de silêncio antes da próxima rodada de partidas internacionais".

PELÉ E RONALDO

No Twitter, Pelé também comentou a morte de Mandela. "Hoje estou entristecido demais. Nelson Mandela foi uma das maiores influências na minha vida", escreveu o ex-camisa 10 da seleção brasileira, que postou uma foto com o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

"Foi um herói para mim, um amigo e um companheiro na luta pelo povo e pela paz no mundo. Vamos todos continuar sua legacia com propósito e paixão", completou.

O ex-atacante Ronaldo também postou uma foto com Mandela em sua conta no microblog. "Eu tive o prazer de estar com o Mandela, um cara incrível. Descanse em paz!", escreveu.

Colaborou Bernardo Itri, Marcel Rizzo, Sérgio Rangel, enviados especiais à Costa do Sauipe


Endereço da página:

Links no texto: