Folha de S. Paulo


Oswaldo de Oliveira acerta bases do contrato para retornar ao Santos

Se nada der errado até o início da próxima semana, Oswaldo de Oliveira será o novo técnico do Santos.

Atualmente no Botafogo, onde foi campeão carioca neste ano, Oliveira tem as bases de seu contrato com o time santista já acertadas.

Por questão ética do Comitê de Gestão do Santos, o anúncio da contratação de Oliveira deverá ocorrer na próxima semana, quando o Campeonato Brasileiro já estiver encerrado.

A preocupação de Odílio Rodrigues, presidente interino do Santos, é a de que o Botafogo não seja influenciado negativamente para o jogo de domingo, contra o Criciúma.

Se vencer o jogo, o Botafogo (5º colocado, com 58 pontos) pode chegar à Libertadores-2014, mas a sua classificação dependerá dos resultados de Atlético-PR, Goiás e Vitória no Brasileiro.

Até mesmo a Ponte Preta, que disputa a final da Copa Sul-Americana contra o argentino Lanús, pode influenciar na temporada de 2014 do time carioca.

Caso a Ponte vença a Sul-Americana, serão apenas três as vagas na Libertadores para os clubes do Brasileirão. Cruzeiro, campeão da competição, e Grêmio, segundo colocado, já estão garantidos.

Vitor Silva-5.out.2013/SSPress
Oswaldo de Oliveira, durante jogo do Botafogo no Maracanã, pelo Brasileiro
Oswaldo de Oliveira, durante jogo do Botafogo no Maracanã, pelo Brasileiro

SEGUNDA PASSAGEM

Será a segunda vez que Oliveira, campeão mundial de clubes em 2000 pelo Corinthians, irá assumir o comando técnico do Santos.

Em 2005, Oliveira ficou no Santos apenas entre janeiro e março, quando foi demitido por má campanha na Libertadores. Dos três jogos disputados até a demissão, ele perdeu para o Bolívar, em La Paz, e para a LDU, em Quito.

Além de Santos, Botafogo e Corinthians, Oliveira, que fez 63 anos ontem, já treinou Vasco, Fluminense, São Paulo, Flamengo, Vitória, Al Ahli (Qatar), Cruzeiro e Kashima Antlers (Japão).

REFORÇOS

Sem dinheiro para investir forte em contratações para 2014, principalmente para o meio-campo e para o ataque, considerados setores frágeis em 2013, o Comitê de Gestão do Santos incluiu mais dois "sonhos" na lista de possíveis reforços para 2014.

Ambos estão Portuguesa: o volante Bruno Henrique, que também atua como lateral-direito e é disputado com o São Paulo, e o atacante Gilberto, do Internacional e emprestado para a Lusa.

Nessa lista já estão Leandro Damião, também do Internacional, Vargas, do Napoli e emprestado para o Grêmio, e Diego, que formou dupla com Robinho quando o Santos venceu os Brasileiros de 2002 e 2004, hoje no Wolfsburg (ALE).


Endereço da página:

Links no texto: