Folha de S. Paulo


Vice da Federação Paulista de Futebol é candidato a presidir entidade

Carioca e flamenguista, Reinaldo Carneiro Bastos será o candidato da situação na eleição da Federação Paulista de Futebol. Sua candidatura foi apoiada publicamente nesta quinta-feira pela primeira vez por José Maria Marin, atual comandante da CBF.

O pleito deverá acontecer em janeiro e ajuda a desvendar o xadrez eleitoral da CBF.

Com a participação de Bastos na eleição da federação, Marco Polo Del Nero, atual presidente da entidade, é o virtual candidato à sucessão de Marin no pleito de abril.

"Apoio totalmente o Reinaldo. Ele foi para a federação quando eu era presidente. Temos uma amizade de anos. Tenho muito interesse nesta continuidade administrativa", afirmou Marin, que assumiu a confederação em março do ano passado após Ricardo Teixeira renunciar ao cargo depois de 23 anos no poder.

Keiny Andrade/Folhapress
Reinaldo Carneiro Bastos em entrevista na FPF
Reinaldo Carneiro Bastos em entrevista na FPF

Com o apoio de Marin e Del Nero, Bastos dificilmente perderá a eleição na federação. Em 2010, Del Nero venceu ao último pleito por aclamação, sem ter um adversário. Ele comanda a entidade desde 2003.

Bastos já é vice-presidente da federação paulista. Praticamente desconhecido dos torcedores, ele atua nos bastidores da bola há mais de duas décadas. Já foi presidente do Taubaté e conseguiu seu primeiro cargo na federação em 1986, na administração de Nabi Abi Chedid.

Marin, Del Nero e Bastos são aliados há anos. Com a saída de Teixeira, eles são os principais executivos da confederação.

Apesar de ter dado seu apoio a Bastos na eleição da federação, Marin fez um discurso cauteloso ao ser indagado sobre o seu candidato na eleição da CBF. "Vou falar disso no momento certo. O que posso dizer agora é que não serei candidato", disse o dirigente.

Embora Marin desconverse, Del Nero será o candidato da situação. Nesta quinta-feira, ele foi saudado pelo empresário Kléber Leite como o futuro presidente da confederação numa solenidade no Rio. Marin sorriu ao ouvir os elogios de Leite a Del Nero.

Bastos foi político ao comentar sobre a candidatura. "É um projeto que só vai acontecer se o Marco Polo Del Nero for eleito na CBF. As duas coisas caminham juntas", disse o dirigente, acrescentando que controlar os gastos dos clubes será uma das suas prioridades na federação.

"Ser flamenguista não me atrapalha. É bom que não causa ciúme entre os times grandes", completou Bastos, que nasceu no bairro carioca do Humaitá há 60 anos.


Endereço da página:

Links no texto: