Folha de S. Paulo


Diretor da TV Globo diz que Estaduais não vão diminuir

O calendário do futebol brasileiro em 2015 já está definido pela CBF e pela Globo, empresa que detém os direitos de transmissão dos principais campeonatos do país.

"Foram atendidas as questões das férias e pré-temporada de 30 dias, como também sempre quisemos" disse Marcelo Campos Pinto ao UOL, empresa do Grupo Folha, que edita a Folha.

Campos Pinto é diretor da Globo Esporte, braço da emissora responsável por negociar com CBF e clubes sobre o televisionamento dos jogos.

"Em 2015, só haverá uma data das eliminatórias da Copa com jogo de campeonato. Todas as outras estão livres. De resto, são amistosos, que têm um ou outro jogador", disse.

O Bom Senso F.C., movimento que reúne mais de mil jogadores, pede menos jogos nas temporadas e que, nas datas Fifa --quando há convocação para seleções para jogos amistosos ou de eliminatórias--, não haja rodadas do Campeonato Brasileiro.

Um projeto que o Bom Senso produz para calendário a partir de 2015 prevê diminuição dos Estaduais para sete datas, contra 19 que o Campeonato Paulista terá em 2014. Campos Pinto afirmou que não está prevista a diminuição dos Estaduais.

O ano que vem não é usado como base para mudanças porque há a Copa, entre junho e julho, e os torneios vão parar por 45 dias.

A ideia da liderança do Bom Senso F.C. era conseguir o apoio da TV Globo em sua proposta, mas a entrevista de Campos Pinto mostra que a estratégia talvez naufrague.

TROCA DE GENTILEZAS

Ontem, Bom Senso e CBF divulgaram notas oficiais com pontos de vista diferentes, mostrando que um acordo entre eles está distante.

No início da tarde, a entidade divulgou dados da organização das competições nacionais, como gastos de R$ 40 milhões na organização das Série C e D -- um dos pontos abordados pelo Bom Senso é a participação de clubes pequenos em torneios durante toda a temporada, não apenas nos primeiros meses.

A CBF também citou que atendeu alguns pontos pedidos, como férias de 30 dias e pré-temporadas maiores.

Afirmou estudar a diminuição de jogos e colocou como 65 partidas de um clube por ano como número ideal.

Pouco depois, via rede social, o Bom Senso reiterou alguns pedidos que não estavam no comunicado da CBF.

O grupo quer que os clubes que atrasarem salário não possam participar de competição (a CBF sugere perda de três pontos por rodada) e que seja criada uma agência para controlar esses atrasos.


Endereço da página:

Links no texto: