Folha de S. Paulo


PVC: o futebol brasileiro é Nilton Santos acima de tudo

A porta da clínica onde Nilton Santos passou os últimos anos de sua vida tinha um pedido e uma ordem estampada em cartaz: "Por favor, entre! Apenas não fale mal do Botafogo!"

O relato é do botafoguense histórico João Moreira Salles, que visitou Nilton Santos a cada três meses nos últimos anos de sua vida. Nilton Santos era Botafogo acima de tudo.

O futebol brasileiro é Nilton Santos acima de tudo.

O maior lateral esquerdo da história do futebol era destro e atacava. Duas contradições no futebol dos anos 40 e 50, período em que despontou.

Era tão acima da média que jogava com chuteiras macias, o que deixava o técnico da seleção, Flávio Costa, furioso. Flávio convocou-o e deixou-o na reserva por todo o tempo.

Oito anos depois era titular e continuava incomodando o treinador. A história conta que Nilton avançou com a bola ouvindo os gritos furiosos do técnico da seleção: "Volta, Nilton, volta!" Fez o gol que selou a vitória por 3 a 0 sobre a Áustria e Feola respondeu: "Boa, Nilton, Boa!"

Começou no Botafogo em 1948 e foi campeão como titular meses depois. Só parou em 1964. Depois, foi técnico e dirigente no Botafogo.

A morte de Nilton merece bandeira nacional a meio pau por três dias.


Endereço da página:

Links no texto: