Folha de S. Paulo


Revoltado com tabela do Paulista-14, São Bernardo faz reclamação formal contra a FPF

O presidente do São Bernardo, Luiz Fernando Ferreira, vai protocolar nesta sexta-feira uma representação contra a FPF (Federação Paulista de Futebol) em protesto contra a tabela da Série A1 do Campeonato Paulista de 2014.

O motivo da revolta do clube do ABC paulista é fazer uma sequência de três jogos seguidos fora de casa entre a quarta e a sexta rodadas do torneio, cuja data de início está marcada para 19 de janeiro. "Para nossa surpresa, nas seis primeiras partidas, quatro são fora e duas em casa", disse o mandatário.

Nas três primeiras rodadas, a situação do São Bernardo é normal. O time estreia na competição contra o Botafogo, em casa. Depois, visita o XV de Piracicaba e, na sequência, recebe o Audax.

A partir daí, porém, encara Corinthians, Ituano e Penapolense nos domínios dos adversários. "Isso dificulta muito nosso caminho", afirmou Ferreira.

Nenhum dos quatro grandes clubes do Estado (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) fará uma sequência parecida.

"Vou entrar com uma representação. Agora, se tem eficiência? Vou ser honesto e acho que não. Vão voltar a tabela por causa da reclamação de um dos afiliados? Se não volta nem gol, não vão voltar isso", concluiu.

Segundo o cartola, já havia ocorrido um problema com a FPF em relação à tabela de jogos no Paulista de 2013. O São Bernardo também jogou três partidas fora de casa, entre a segunda e a quarta rodadas.

O imbróglio fez com que Ferreira solicitasse uma reunião com o chefe da FPF, Marco Polo Del Nero. "Pedi à federação mais cuidado. E, na reunião com o Del Nero, vi ele pedir pessoalmente mais cuidado ao departamento de competição, mas nada mudou".

PORTUGUESA

A única outra equipe que fará três partidas seguidas longe de casa no Paulista de 2014 é a Portuguesa, da quarta à sexta rodada.

Como ainda luta contra o rebaixamento no Brasileiro, porém, a equipe paulistana afirmou que ainda não verificou a fundo a tabela do Estadual.

"Ainda não estamos preocupados com o Paulista, então não vamos tomar atitude nenhuma. Claro que não é uma situação interessante jogar três partidas fora na sequência, mas estamos totalmente focados em tirar o time da possibilidade de rebaixamento no Brasileiro", disse o vice-presidente de futebol, Roberto dos Santos.

O clube terá mudanças na diretoria no início de janeiro e deve definir sua programação para o próximo ano em uma semana.

"Vamos sentar com o Guto Ferreira na próxima semana para fazer o planejamento do ano que vem", complementou.

Rubens Cavallari - 4.set.2013/Folhapress
Jogadores da Portuguesa comemoram gol em jogo do Campeonato Brasileiro
Jogadores da Portuguesa comemoram gol em jogo do Campeonato Brasileiro

OUTRO LADO

Em nota enviada pela assessoria de imprensa da FPF, o vice-presidente do departamento de competições da entidade, coronel Isidro Suíta, afirmou que as equipes souberam antecipadamente que poderia ocorrer repetição na tabela.

"Os clubes sabiam, quando no Conselho Técnico, que a tabela poderia acarretar a algumas agremiações a visitação de duas ou três vezes seguidas, como também poderia receber de duas a três vezes seus adversários", disse a nota.

Quando indagado sobre o fato de o São Bernardo ter de realizar, pelo segundo ano seguido, três jogos consecutivos fora de casa, a entidade descartou favorecimentos na tabela.

"Não há e jamais houve qualquer intenção em prejudicar nossos filiados e muito menos um direcionamento para qualquer um deles".


Endereço da página: