Folha de S. Paulo


Ponte estraga marca histórica de Ceni e fica bem perto da final da Sul-Americana

A falta era de muito longe. Mas Rogério Ceni, 40, atendeu os pedidos da torcida e bateu. O chute saiu todo torto e o goleiro voltou constrangido para sua meta.

Uma das piores cobranças de falta da carreira do capitão do São Paulo, logo aos 8 min de jogo, foi o prenúncio de que a noite em que igualou o recorde de Pelé ""o de número de partidas por um mesmo clube"" seria dura.

A 1.116ª apresentação de Ceni com a camisa tricolor acabou 3 a 1 para a Ponte Preta, penúltima colocada no Brasileiro, no jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana, no Morumbi.

O resultado aproximou demais a Ponte da primeira final internacional de sua história e até de uma vaga da Libertadores-2014, que será dada ao campeão do torneio.

O São Paulo só chegará à decisão se vencer por pelo menos três gols de diferença ou por dois gols de diferença se marcar quatro ou mais gols (4 a 2, 5 a 3, etc). Se vencer por 3 a 1 levará a disputa para os pênaltis.

O jogo na próxima quarta será em Mogi Mirim, porque a Conmebol, após denúncia do São Paulo, vetou o Moisés Lucarelli, em Campinas, com a alegação de que o campo não tem a capacidade mínima exigida, de 20 mil pessoas.

Quem avançar à final da Sul-Americana enfrentará ou o paraguaio Libertad ou o argentino Lanús --o duelo de ida será nesta quinta-feira.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

SEM DOUGLAS

Diante de um público de 53.302 pagantes, o técnico Muricy Ramalho fez uma substituição e desmontou a estrutura tática que vinha utilizando. Colocou Lucas Evangelista no lugar de Douglas no meio e o São Paulo desabou.

Os atacantes receberam poucas bolas. Os volantes deram espaço e a defesa acabou exposta demais.

O São Paulo ainda conseguiu sair na frente graças à precisão do chute de Ganso.

Mas depois, a Ponte dominou. Ainda no primeiro tempo, Antônio Carlos fez contra, ao tentar cortar cruzamento do lateral Uendel.

No começo do segundo tempo, Leonardo marcou após rebote em boa defesa de Ceni.

Tudo piorou quando Uendel invadiu a área pela esquerda, chutou e contou com um desvio para vencer Ceni e garantir a vitória.

No final, Luis Fabiano, que só entrou pouco antes da metade da segundo tempo no lugar de Maicon, driblou o goleiro, mas chutou na zaga. Na sequência, tocou para Welliton empurrar para o gol, mas ele chutou em cima de Artur, que salvou a Ponte reforçando a noite infeliz de Ceni e cia.


Endereço da página:

Links no texto: